Ministro da Educação envia carta com promessas a milhares de professores
No dia em que o Ministério da Educação (ME) anunciou apoios para professores deslocados, milhares de docentes (efetivos e contratados) foram surpreendidos com o envio de uma carta, via email, onde o ministro, Fernando Alexandre, deseja “um excelente ano letivo” e promete “libertar os professores da carga burocrática que os exaura e afasta da sua nobre missão”.
“A profissão de Professor foi desvalorizada ao longo das últimas décadas”, afirma o governante na missiva enviada a milhares de professores, relembrando que, no próximo mês de outubro, o ME irá iniciar o processo de revisão do Estatuto de Carreira Docente para “dar aos professores a importância que merecem, temos de tornar a carreira mais atrativa”.
“As aulas estão quase a começar. Os seus alunos contam consigo. Eu conto consigo. E peço-lhe que conte também com a minha equipa para, através da ação do nosso Ministério, contribuirmos para uma Educação de qualidade para todos - cada um à sua velocidade, mas sem deixar ninguém para trás. Se acreditarmos todos que é possível, conseguiremos mobilizar a sociedade portuguesa para a causa da Educação, à qual escolhemos dedicar as nossas vidas”, pode ler-se na carta.
No documento, Fernando Alexandre refere-se várias vezes aos ‘recomeços’, no mês que marca o início de um novo ano letivo. “Esta semana iniciam as aulas. Para nós, professores, o mês de setembro marca sempre um recomeço. (…) Como sabemos, o início de um novo ano letivo é sempre pleno de desafios. Mas é, também, um momento de reencontros. De reencontrar colegas e de conhecer novos colegas para partilharmos conhecimentos e experiências”, diz o titular da pasta da Educação.
Fernando Alexandre exalta ainda a profissão docente e fala do impacto dos professores na vida dos alunos. “Esse impacto, que ao longo de uma carreira chega a milhares de Alunos, é a nossa grande motivação para o regresso à Escola e para entrarmos novamente na sala de aula”, refere.
E é com votos de um excelente ano que Fernando Alexandre termina a carta: “Desejo-lhe um excelente ano letivo, ao longo do qual, aluno a aluno, consigamos demonstrar o poder transformador da Educação, cumprindo as expectativas que as famílias e o país nela depositam”.