Meios aéreos escasseiam para combater incêndios
Meios aéreos escasseiam para combater incêndiosPEDRO SARMENTO COSTA / Lusa

Mecanismo Europeu de Proteção Civil: José Luís Carneiro pediu a medida ao Governo há duas semanas

Secretário-geral socialista lamenta a demora por parte de Luís Montenegro em solicitar ajuda internacional para o combate aos incêndios.
Publicado a
Atualizado a

O Governo avançou com o mecanismo europeu da proteção civil, que prevê auxílio internacional a Portugal neste período em que os incêndios assolam o território nacional.

José Luís Carneiro, há duas semanas, a 2 de agosto, assinalara a necessidade. Na altura, parabenizou a colocação do "estado de alerta", mas considerou que o Governo deveria "ter dado um passo ainda em frente, nomeadamente em relação ao diálogo com os parceiros europeus no âmbito do mecanismo europeu de Proteção Civil". "Era bom termos os mecanismos de apoio aéreo da União Europeia pre-posicionados para que, em função do contexto meteorológico, possamos mobilizar esses meios de forma mais célere para os fazer chegar onde eles venham a ser necessários”, disse, na altura, o antigo ministro da Administração Interna.

Em nota enviada esta sexta-feira, dia 15 de agosto, à redação do Diário de Notícias, Carneiro lamenta a ação tardia. "Duas semanas depois, vários incêndios grandes depois, o Governo parece finalmente ir fazê-lo [acionar o mecanismo europeu de Proteção Civil]. Com a agravante de a Espanha já o ter feito ontem, até com incêndios mais recentes do que os portugueses, o que significará menos disponibilidade de meios. Este é um governo que prefere as trancas na porta, do que a prevenção", conclui.

Com seis vezes mais área ardida do que em 2024, Portugal mantém-se em Estado de Alerta até domingo. Carneiro pronunciou-se favorável à colocação do Estado de Contingência para mobilizar mais meios.

Meios aéreos escasseiam para combater incêndios
Ex-autarca morre em Vila Franca do Deão. Há aldeias cercadas pelas chamas nos distritos de Viseu e Guarda
Meios aéreos escasseiam para combater incêndios
Incêndios. José Luís Carneiro acusa ministro da Defesa de faltar à verdade

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt