Marco Almeida candidata-se à Câmara de Sintra pela terceira vez.
Marco Almeida candidata-se à Câmara de Sintra pela terceira vez.Foto: D.R.

Autárquicas: PAN junta-se a PSD e IL no apoio a Marco Almeida em Sintra

Candidatura à presidência da segunda maior câmara nacional, liderada nos últimos 12 anos por Basílio Horta, eleito pelo PS, ganha apoio de um partido que estará coligado com os socialistas em Lisboa.
Publicado a
Atualizado a

O PAN - Pessoas, Animais, Natureza decidiu juntar-se à coligação "Sempre com os Sintrenses", que já contava com o PSD e a Iniciativa Liberal (IL), e tentará eleger Marco Almeida para a presidência da autarquia atualmente liderada por Basílio Horta. O fundador do CDS, que foi eleito três vezes nas listas do PS, não poderá recandidatar-se nas eleições de 12 de outubro, por ter atingido o limite de mandatos.

O apoio do PAN foi anunciado nesta sexta-feira, através de um comunicado da candidatura de Marco Almeida, e foi confirmado pelo DN junto desse partido. A decisão formal foi tomada na véspera pela direção nacional do PAN, que está representado na Assembleia da República pela porta-voz Inês de Sousa Real, após viabilização pela concelhia de Sintra e pela distrital de Lisboa.

"O PAN congratula o trabalho que localmente foi feito no sentido de alcançar um acordo que visa promover um concelho com maior progresso, sustentabilidade social e ambiental, e que volte a ser uma referência em matéria de bem-estar e proteção animal", defende o partido.

O PAN estará assim coligado em Sintra com o PSD e IL, procurando contribuir para a eleição de Marco Almeida, que se candidata pela terceira vez à autarquia de que foi vice-presidente durante o mandato de Fernando Seara. E em concorrência direta com a ex-ministra socialista Ana Mendes Godinho, que encabeça uma coligação entre PS e Livre, e com a deputada do Chega, Rita Matias.

Marco Almeida candidata-se à Câmara de Sintra pela terceira vez.
Líderes em peso na apresentação da candidatura de Alexandra Leitão

Noutros concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, os entendimentos são diferentes, com o PAN a integrar a coligação 'Viver Lisboa', que também integra o PS, o Bloco de Esquerda e o Livre, e tem Alexandra Leitão a tentar impedir a reeleição de Carlos Moedas, cuja coligação 'Por Ti, Lisboa' volta a contar com o PSD e o CDS, juntando-se-lhes a IL. Já em Cascais, o PAN, o Bloco de Esquerda e o Livre constituíram a coligação 'Futuro em Comum'.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt