Autárquicas: PAN junta-se a PSD e IL no apoio a Marco Almeida em Sintra
O PAN - Pessoas, Animais, Natureza decidiu juntar-se à coligação "Sempre com os Sintrenses", que já contava com o PSD e a Iniciativa Liberal (IL), e tentará eleger Marco Almeida para a presidência da autarquia atualmente liderada por Basílio Horta. O fundador do CDS, que foi eleito três vezes nas listas do PS, não poderá recandidatar-se nas eleições de 12 de outubro, por ter atingido o limite de mandatos.
O apoio do PAN foi anunciado nesta sexta-feira, através de um comunicado da candidatura de Marco Almeida, e foi confirmado pelo DN junto desse partido. A decisão formal foi tomada na véspera pela direção nacional do PAN, que está representado na Assembleia da República pela porta-voz Inês de Sousa Real, após viabilização pela concelhia de Sintra e pela distrital de Lisboa.
"O PAN congratula o trabalho que localmente foi feito no sentido de alcançar um acordo que visa promover um concelho com maior progresso, sustentabilidade social e ambiental, e que volte a ser uma referência em matéria de bem-estar e proteção animal", defende o partido.
O PAN estará assim coligado em Sintra com o PSD e IL, procurando contribuir para a eleição de Marco Almeida, que se candidata pela terceira vez à autarquia de que foi vice-presidente durante o mandato de Fernando Seara. E em concorrência direta com a ex-ministra socialista Ana Mendes Godinho, que encabeça uma coligação entre PS e Livre, e com a deputada do Chega, Rita Matias.
Noutros concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, os entendimentos são diferentes, com o PAN a integrar a coligação 'Viver Lisboa', que também integra o PS, o Bloco de Esquerda e o Livre, e tem Alexandra Leitão a tentar impedir a reeleição de Carlos Moedas, cuja coligação 'Por Ti, Lisboa' volta a contar com o PSD e o CDS, juntando-se-lhes a IL. Já em Cascais, o PAN, o Bloco de Esquerda e o Livre constituíram a coligação 'Futuro em Comum'.