António Vitorino “à beira” de tomar decisão sobre candidatura a Belém
ANDRÉ KOSTERS/LUSA

António Vitorino “à beira” de tomar decisão sobre candidatura a Belém

“Não quero criar nenhum suspense à volta, eu estive a ponderar, estou à beira de tomar uma decisão”, afirmou aos jornalistas à margem da convenção “Pensar Portugal”.
Publicado a
Atualizado a

O ex-ministro socialista António Vitorino disse esta terça-feira estar “à beira” de tomar uma decisão sobre uma eventual candidatura à Presidência da República.

“Não quero criar nenhum suspense à volta, eu estive a ponderar, estou à beira de tomar uma decisão”, afirmou aos jornalistas à margem da convenção “Pensar Portugal”, organizado pela SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social) jovem, que decorre na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

O presidente do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo e ex-ministro da Presidência e da Defesa no Governo de António Guterres salientou que essa decisão “está para breve”, ainda que procurando evitar o tema: “Eu vim aqui falar sobre migrações em geral, não tem nada a ver com migrações para Belém.”

Vitorino pediu respeito pelo seu “processo de decisão” e garante não ter “nenhuma preocupação de criar instabilidade.

Curiosamente, o socialista interveio numa conferência na qual também foram oradores candidatos anunciados à Presidência da República, nomeadamente Marques Mendes ou Mariana Leitão, assim como possíveis candidatos, com o almirante Gouveia e Melo à cabeça.

“O que terá estado na base de um amigo meu ter-me dito ‘mas tu vais a isso falar de migrações’, um tema tão complexo, tão difícil, um tema tóxico? Vê lá se isso não te prejudica. Não sei em que é que ele estaria a pensar que me poderia prejudicar, mas verdadeiramente eu penso o contrário. Penso que se quisermos pensar Portugal sem tabus, há que pensar nas migrações, porque elas fazem parte do nosso futuro, quer gostemos, quer não gostemos”, defendeu Vitorino, que participou num painel com o tema “Que futuro nas políticas migratórias?”.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt