Ricardo Serrão Santos vai ser o novo ministro do Mar

Ex-eurodeputado socialista substitui Ana Paula Vitorino, que deixa o Governo

O ex-eurodeputado socialista Ricardo Serrão Santos vai ser o novo ministro do Mar, no executivo de António Costa, confirmou o DN, depois da notícia avançada pela Antena Um/Açores.

Este professor universitário, cientista do mar, tem uma ligação antiga às questões do Mar, tendo sido diretor do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores. Na altura esta foi uma das mais-valias apresentadas pelo PS aquando da sua integração na lista às europeias de 2014.

Nascido em Portalegre, em 11 de outubro de 1954, o futuro governante esteve nas comissões das Pescas e da Agricultura e do Desenvolvimento Rural no Parlamento Europeu.

Ricardo Serrão Santos substitui no cargo Ana Paula Vitorino, que deixa o executivo. A atual governante será uma vítima do familygate, o caso que penalizou o PS e o Governo, depois de acusações feitas aos socialistas por construírem uma teia de relações familiares em torno do executivo.

Vitorino é casada com o ainda ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e os dois estão no atual Governo desde o início, sem que na altura se levantassem questões.

Exclusivos