Pedro Duarte pondera apoio a Montenegro contra Rio

Ex-líder da JSD foi, em agosto do ano passado, o primeiro a dizer que a liderança de Rui Rio tinha de ser imediatamente posta em causa. E disponibilizou-se então para avançar.

Pedro Duarte - o antigo líder da JSD que em agosto de 2018 se mostrou disponível para pôr em causa a curto prazo a liderança de Rui Rio - pondera agora o apoio a uma eventual candidatura de Luís Montenegro.

A disponibilidade foi avançada ao DN por uma fonte próxima de Duarte. O próprio diz que ainda não decidiu. Hoje, falando à margem da 1ª Convenção do Movimento Europa e Liberdade, Pedro Duarte disse que está a acompanhar como "observador" o que se está a passar no seu partido, considerando que "tudo o que seja para melhorar é bem-vindo". "Tudo o que seja para melhorar podem contar comigo."

Em agosto de 2018, seis meses após a ascensão de Rui Rio a presidente do PSD, Pedro Duarte deu uma entrevista ao Expresso na qual afirmou que "o PSD deve mudar de estratégia e de líder", declarando-se para isso "disponível". Na altura, dizia que a mudança na liderança do partido deveria ocorrer "tão cedo quanto possível".

Luís Montenegro fará amanhã uma declaração no Centro Cultural de Belém onde se mostrará disponível para ser candidato a presidente do PSD.

Ao mesmo tempo desafiará Rui Rio para que desencadeie de imediato o processo eleitoral interno (eleições diretas do líder seguidas de congresso nacional para eleição dos novos órgãos do partido).

Exclusivos