Poder
06 novembro 2020 às 18h26

Governo muda secretário de Estado do Planeamento

José Gomes Mendes vai ser substituído, ainda hoje, por Ricardo Pinheiro, como secretário de Estado do Planeamento

"O Presidente da República aceitou hoje a proposta do primeiro-ministro de exoneração, a seu pedido, de José Fernandes Gomes Mendes, como secretário de Estado do Planeamento, e a nomeação, para o mesmo cargo, de Ricardo Miguel Furtado Pinheiro", lê-se num comunicado emitido há minutos pela Presidência da República.

A cerimónia de posse, anunciada como "restrita", terá lugar ainda esta noite, às 20h30, no Palácio de Belém. O ministro é Nelson de Sousa e José Fernandes Gomes Mendes era secretário de Estado desde 26 de outubro de 2019.

O novo secretário de Estado, Ricardo Pinheiro, foi recrutado no grupo parlamentar do PS, o qual integra, pela primeira vez, desde as últimas eleições, eleito pelo círculo de Portalegre. Foi presidente da câmara de Campo Maior durante dez anos (2009-2019). Entre 2017 e 2019 presidiu à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

Atualmente coordenava os deputados do PS na comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território.

O secretário de Estado remodelado é, segundo o currículo que (ainda) consta no Portal do Governo, licenciado em Engenharia Civil, e doutorado e agregado em Planeamento do Território pela Universidade do Minho. É professor catedrático de Sistemas Regionais e Urbanos na Universidade do Minho, onde ocupou entre 2009 e 2015 o cargo de Vice-Reitor para a Valorização do Conhecimento, sendo ainda "autor de dezenas de estudos e projetos na área dos sistemas urbanos e regionais".

No XXI Governo Constitucional - o primeiro liderado por António Costa - foi secretário de Estado Adjunto e do Ambiente (2015-2017) e secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade (2017-2019).

O currículo diz que "como investigador, desenvolveu atividades na década de 90 na Clark University e na South Dakota State University, nos EUA". Além disso, "fundou a plataforma UM-Cidades e era até 2015 presidente do Conselho de Administração da AvePark (Parque de Ciência e Tecnologia SA) e presidente da direção da Associação Universidade-Empresa TecMinho".

Integrou também o Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves, desempenhou funções como consultor e avaliador na Comissão Europeia e entre 2014 e 2015 presidiu à Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.