Peter Hanenberg, a história de amor luso-alemã do vice-reitor da Católica

Neste episódio do podcast Gente que Veio de Fora recebemos o alemão Peter Hanenberg, vice-reitor da Universidade Católica, que desde 1995 vive em Portugal.

Foi numa residência para estudantes na universidade de Bamberg, na Baviera, que Peter Hanenberg conheceu uma colega portuguesa, Marília. Entre conversas e cozinhados, o amor nasceu e em 1985 deu-se a primeira visita do alemão a Portugal. Peter gostou do calor e da paisagem com as típicas chaminés algarvias que viu ao desembarcar em Faro.

Nascido em 1961, em Krefeld, na Renânia, perto de Colónia e de Düsseldorf, e também da fronteira com a Holanda, Peter cresceu a ouvir os pais e, sobretudo, os avós a contar histórias da Segunda Guerra Mundial. Há 30 anos a viver em Portugal - veio em 1995, dar aulas na Universidade Católica em Viseu, a mulher veio no ano seguinte, também para a Católica - Peter explica, no seu português fluente, que foi com a família que aprendeu a nossa língua. E que era muitas vezes a sogra a corrigi-lo.

Em 1998 nasceu Lúcio, o filho de Peter e Marília. Um nome que escolheram por não existir em alemão e por isso não ser dado a interpretações. Mas que não impediu um amigo de Peter de exclamar: “ ah, Lutz!” 

Com a Universidade Católica como segunda casa, Peter desenvolve aí o seu trabalho de aproximação e conhecimento entre Portugal e Alemanha. 

Saudades da Alemanha? Peter garante que não, que “mesmo depois de 30 anos em Portugal, não sou muito de ter saudades”. Alem do mais, tendo lá os pais, a viver na mesma casa onde cresceu, vai muitas vezes a casa, não deixando tempo para saudades.

Peter Hanenberg, a história de amor luso-alemã do vice-reitor da Católica
Podcast Gente que Veio de Fora. Laurent Goater, um bretão em Portugal
Peter Hanenberg, a história de amor luso-alemã do vice-reitor da Católica
Paola d'Agostino, a napolitana que nos deu a história do Tancredi de Os Maias
Diário de Notícias
www.dn.pt