Outono arranca com chuva intensa e trovoada no norte e no nentro do país

Para o Porto estão previstas mínimas de 15º C e máximas de 23º C. Em Lisboa estará um pouco mais de calor, com a temperatura a variar entre os 17º C e os 25º C

O outono começa nesta terça-feira às 14.31 e vai arrancar com mau tempo no norte e no centro do país.

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), vai registar-se um dia com "muita nebulosidade com precipitação localmente intensa e com trovoadas no norte e no centro, e céu pouco nublado no Baixo Alentejo e no Algarve".

Nas regiões norte e centro, as mais afetadas pelo mau tempo, os períodos de chuva ou aguaceiros vão começar de manhã, mas é a partir da tarde que se vão tornar mais intensos, podendo ser "ocasionalmente acompanhados de trovoadas".

Na zona da Grande Lisboa, o céu terá "períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente muito nublado a partir da tarde", estando prevista a "possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos".

Na região sul, o céu deverá apresentar-se "geralmente pouco nublado nas regiões do interior até meio da manhã e no Baixo Alentejo e no Algarve", podendo haver "períodos de chuva fraca ou chuviscos no litoral a norte de Sines até início da manhã, e aguaceiros no Alto Alentejo a partir do meio da tarde".

Relativamente a temperaturas, para o Porto estão previstas mínimas de 15º C e máximas de 23º C. Em Lisboa estará um pouco mais de calor, com a temperatura a variar entre os 17º C e os 25º C.

Para esta quarta-feira o cenário será semelhante, com o IPMA a prever "muita nebulosidade, com precipitação localmente intensa e trovoadas no norte e no centro" e "uma pequena descida da temperatura máxima no centro e no sul".

Primeira quinzena mais fria do que o normal

Relativamente à previsão semanal para o período entre 21 e 27 de setembro, o IMPA prevê valores abaixo do normal em termos de temperatura (-6° C a -1° C) "para praticamente todo o território, em especial no interior centro e no Alto Alentejo". Por outro lado, a precipitação total semanal deverá apresentar "valores acima do normal (0 mm a 30 mm) para alguns locais da região norte".

Na semana seguinte, as temperaturas continuaram um pouco abaixo do normal (valores entre -1° C e 0° C) em "alguns locais das regiões norte ecentro" e a precipitação vai apresentar valores abaixo do normal, "(-10 mm a 0 mm) para alguns locais das regiões centro e sul".

Nos próximos dez dias, Lisboa deverá ter a temperatura máxima mais baixa nesta sexta-feira (21º C) e a mais alta nos dois primeiros dias da próxima semana (27º C). Cenário idêntico deverá verificar-se no Porto, que nesta sexta deverá registar máximas de 19º C, enquanto nos dois primeiros dias da próxima semana vai atingir os 23º C.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG