Isabel Camarinha é a candidata a secretária-geral da CGTP
A presidente do Sindicato do Comércio e Serviços de Portugal (CESP), Isabel Camarinha, vai ser a candidata a secretária-geral da CGTP, a eleger no congresso que se realiza na sexta-feira e no sábado, no Seixal, foi decidido esta segunda-feira.
Após oito anos à frente da CGTP, Arménio Carlos deixa o cargo este fim de semana e a sucessão será, assim, histórica, já que pela primeira vez uma mulher se prepara para ser a líder da Intersindical.
De acordo com uma fonte sindical, a proposta de candidatura de Isabel Camarinha foi apresentada na reunião desta segunda-feira da comissão executiva da Intersindical e apenas contou com a abstenção dos cinco elementos da corrente sindical socialista.
Os restantes membros da comissão executiva, composta por um total de 29 sindicalistas, votaram favoravelmente a candidatura.
Isabel Camarinha tem 59 anos e, por isso, só poderá fazer um mandato como secretária-geral da CGTP.
É presidente do CESP há quatro anos e coordenadora da Federação dos Sindicatos do Comércio e Serviços de Portugal. Tem liderado várias ações de protesto nos supermercados e grandes superfícies comerciais. Entre as suas lutas mais visíveis está o encerramento das grandes superfícies ao domingo.
Integra a Comissão Executiva da Intersindical há quatro anos, por inerência de funções.
Militante do PCP, foi candidata (não eleita) por Lisboa nas listas da CDU nas últimas eleições legislativas.