Alerta: Pode haver "chuva de lama" em Portugal

Agência Portuguesa do Ambiente diz que massa de ar do Norte de África, com níveis elevados de partículas inaláveis, pode causar "chuva de lama" este sábado, sobretudo na zona sul do país.
Publicado a
Atualizado a

Para um sábado em que já se prevê chuva, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alerta que pode ocorrer o fenómeno de 'chuva de lama', resultante de uma massa de ar do Norte de África que se desloca para o território português transportando partículas.

"O território de Portugal continental encontra-se sob a influência de uma massa de ar proveniente do norte de África, com maior expressão entre as regiões do Algarve e Lisboa, tendo-se registado no dia de ontem, 15 de novembro, níveis elevados de partículas inaláveis. Para os dias 16 e 17 de novembro, prevê-se a continuação deste evento com progressão a todo o território continental antecipando-se uma situação de fraca qualidade do ar que em caso de ocorrência de precipitação poderá dar origem às denominadas "chuvas de lama", lê no site da APA.

De acordo com o aviso, "este poluente tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações, devendo ser seguidas as recomendações específicas da Direção Geral de Saúde".

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para sábado indicam "períodos de chuva ou aguaceiros nas regiões Centro e Sul, em especial no litoral e a partir da tarde".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt