GNR treina crianças alentejanas em técnicas de combate

O projeto "Recrutas de Palmo e Meio" vai decorrer esta semana no Centro de Formação da GNR de Portalegre e vão participar 40 crianças e jovens com idades entre os 10 e os 16 anos

O plano da GNR é fazer "uma demonstração e participação, devidamente adaptada, da formação geral do militar do curso dos Guardas".

Com esse objetivo, segundo é revelado em comunicado oficial, preparou para cerca de 40 crianças alentejanas, com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos, várias atividades que pretendem "uma abordagem a várias matérias do foro militar".

Entre estas matérias, a GNR destaca a "Técnica Individual de Combate - sinais de combate, camuflagem e disciplina de ruídos e brilho"; "Luta e Defesa Pessoal"; "Ordem Unida - movimentos básicos de ordem unida"; Educação Física e Desportos", "Saúde e Socorrismo" e "Topografia - técnicas de orientação por processos expeditos e realização de circuito prático".

O projeto designado "Recrutas de Palmo e Meio" terá lugar no Centro de Formação de Portalegre e pretende proporcionar a estas crianças, "um conjunto experiências relacionadas com a vivência na Guarda Nacional Republicana, contribuindo assim para um conhecimento mais profundo da Instituição, bem como para enriquecimento moral e cívico dos participantes, enquanto cidadãos".

As crianças foram "recrutadas" da União de Freguesias do Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso.

O Centro de Formação de Portalegre foi alvo de notícias no ano passado, quando foi divulgado um vídeo de um treino físico no curso dos guardas, revelando práticas violentas do instrutor.

Exclusivos