#EstudoEmCasa voltou, mas as audiências caíram mais de 70%
O programa #EstudoEmCasa voltou à RTP Memória a 14 de setembro, anunciado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, como complemento ao ensino presencial e com conteúdos alargados ao ensino secundário. As audiências, no entanto, encolheram.
De acordo com a Universal McCann, agência de meios do grupo Mediabrands, que analisou as audiências do regresso da "telescola" após o período das férias de verão, no dia em que o programa #EstudoEmCasa, voltou a ser emitido - 14 de setembro - a RTP Memória TDT registou uma audiência média de 10 mil telespectadores, menos 75 mil do que na estreia do formato a 20 de abril deste ano. A RTP Memória em Pay TV foi vista em média por cerca de mil pessoas, enquanto a 20 de abril a audiência média tinha sido de 40 mil telespetadores.
O regresso às aulas presenciais e ao trabalho é a explicação óbvia para esta diminuição das audiências, mas Tiago Brandão Rodrigues, quando anunciou a continuidade do programa, disse esperar que este servisse para complementar e coadjuvar o trabalho de professores e alunos e o processo educativo.
Salientando a importância do projeto criado em março, quando todo o país entrou em confinamento devido à pandemia e as escolas passaram a um regime de ensino à distância, o responsável pela pasta da Educação apresentou as inovações do programa, nomeadamente novos blocos pedagógicos temáticos, em que estão incluídos conteúdos para organização do trabalho autónomo e que serão alargados ao ensino secundário. "É um trabalho que queremos que seja perene no tempo", disse Tiago Brandão Rodrigues na altura.
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Comparando as duas primeiras semanas de emissão de cada uma das "temporadas" de #EstudoEmCasa, torna-se claro que o impacto nas audiências dos canais RTP Memória não se manteve. Houve uma quebra de menos 72% na audiência média da RTP Memória TDT e de menos 92% na RTP Memória em Pay TV.
Em abril, a estreia da telescola, medida do governo para complementar a resposta dos estabelecimentos escolares, encerrados a 12 de março para conter a pandemia de covid-19, no ensino à distância, teve um impacto enorme nas audiências da RTP Memória.
A curiosidade pelas diferentes aulas apresentadas levou a que na semana de estreia de #EstudoemCasa (semana 17), a RTP Memória TDT tenha crescido 107% em audiência média e a Pay TV em mais 301% face à semana anterior.
Contudo, em setembro, o regresso às aulas pela televisão esteve longe de verificar os mesmos resultados. De acordo com a Universal McCann, na semana 38, altura em que voltaram as emissões de #EstudoEmCasa, as audiências médias da RTP Memória registaram mesmo uma quebra face à semana anterior de menos 4% para a RTP Memória TDT e de menos 43% para a RTP Memória em Pay TV.
Comparando as duas primeiras semanas de emissão de cada uma das "temporadas" de #EstudoEmCasa (semanas 17 e 18 versus 38 e 39), torna-se claro que o impacto nas audiências dos canais RTP Memória não se manteve: menos 72% na audiência média da RTP Memória TDT e de menos 92% na RTP Memória em Pay TV.
No regresso do #EstudoEmCasa, aulas de História do 9.º ano são as mais vistas, com uma média de quatro mil espetadores.
Quanto aos mais vistos desta segunda edição do programa #EstudoEmCasa, segundo os dados da Universal McCann (apenas disponíveis para RTP Memória em Pay TV), História do 9.º Ano foi o mais visto nas semanas 38 e 39, tendo atingido uma média de 4 mil espetadores, a que correspondeu um share de 0.2%. Hora da Leitura (3 mil telespectadores de audiência média) e Inglês (2 mil telespectadores de audiência média), ambos para os 3.º e 4.º ano, completam o Top 3 dos segmentos mais vistos.
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