Opinião
14 fevereiro 2021 às 01h50

Um ano de covid-19. Campanha de Amizade e Solidariedade Coreia-Portugal 

Song Oh

A Organização Mundial da Saúde declarou a covid-19 uma pandemia em março do ano passado. Há um ano que lutamos contra esta doença. Este vírus provou ser resiliente por todo o mundo e surpreendeu-nos com novas estirpes que vieram agravar uma situação já de si difícil.

Até ao início deste mês, tinham-se registado mais de cem milhões de casos confirmados e 2,3 milhões de óbitos em todo o mundo. A fácil propagação do vírus e o surgimento de novas estirpes tornam impossível a qualquer país combater esta pandemia isolado. Agora, mais do que nunca, a cooperação e a solidariedade entre a comunidade internacional são fundamentais.

Em 2021 celebra-se o 60.º aniversário de relações diplomáticas entre a República da Coreia e Portugal. Ao longo destes anos, os dois países mantiveram a amizade e realizaram intercâmbios em várias áreas. Para este ano, a embaixada tinha planeado vários eventos comemorativos mas achei que, neste momento, o mais importante seria partilhar as dificuldades que os portugueses atravessam e manifestar a nossa solidariedade. Com isso em mente, organizámos a Campanha de Amizade e Solidariedade Coreia-Portugal para juntos combatermos a covid-19.

No âmbito desta campanha, ainda no decorrer deste mês, a embaixada vai doar mil equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde portugueses que se encontram na linha da frente do combate à covid-19. Já em outubro do ano passado tínhamos organizado uma ação semelhante - entregámos na altura 500 EPI. A segurança e a saúde dos profissionais de saúde são essenciais para acabar com a esta pandemia, pelo que esperamos que este nosso contributo ajude os profissionais de saúde portugueses.

A educação também foi seriamente prejudicada pela pandemia. Em Portugal, com a introdução do ensino à distância, surgiu uma particular preocupação com a desigualdade na aprendizagem causada pela falta de recursos. Mesmo em tempo de pandemia, é importante que o direito à educação prevaleça, que o ensino não pare e que continue a ser igual para todos.
A embaixada preparou cem tablets de marca coreana para alunos com maiores dificuldades, na esperança de contribuir para que alcancem um futuro mais risonho.

No século XV, os portugueses foram os protagonistas dos Descobrimentos. É um povo que revelou grande coragem e força de vontade quando, com conhecimento científico e técnicas pouco aprofundadas, partiu para mares agitados para explorar novos caminhos entre continentes, liderando um grande desenvolvimento da história da humanidade. A covid-19 é uma grave ameaça para toda a humanidade mas os portugueses, como a história demonstra, vencerão a pandemia com a ajuda da ciência e da sua indomável força de vontade.

A nossa embaixada pretende celebrar o significado do 60.º aniversário de relações diplomáticas entre a Coreia e Portugal através de manifestações de amizade e solidariedade para com aqueles que mais sofrem com esta pandemia. Em breve teremos mais campanhas que irão reforçar que estamos juntos e solidários nesta luta. Esperamos estar a contribuir para que o povo português supere as atuais dificuldades mais depressa. Como todos, mal posso esperar que esta pandemia acabe para poder voltar à nossa saudosa rotina e poder partilhar, cara a cara, a amizade entre coreanos e portugueses.

Embaixador da República da Coreia

Tópicos: Song Oh, Opinião