Premium Menos reformas, melhor política

Fala-se muito de reformas estruturais, mas não se sabe bem o que são. Há quem use o termo mesmo sem saber. Outros sabem ao que vêm, mas preferem não dizer. Na verdade, não faltam em Portugal reformas estruturais. O que escasseia são boas práticas de política pública. É isso que nos deveria preocupar.

Reformas estruturais são intervenções do Estado que permitem aumentar o crescimento potencial de um país no longo prazo. Que intervenções são essas? Há 250 anos que os economistas procuram responder a esta questão. A resposta não é óbvia. Cada caso é um caso. Para o sabermos temos de identificar os grandes obstáculos ao desenvolvimento económico de cada país, em cada contexto. Depois, encontrar soluções possíveis para os remover.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Betinho

"NBA? Havia campos que tinham baldes para os jogadores vomitarem"

Nasceu em Cabo Verde (a 2 de maio de 1985), país que deixou aos 16 anos para jogar basquetebol no Barreirense. O talento levou-o até bem perto da NBA, mas foi em Espanha, Andorra e Itália que fez carreira antes de regressar ao Benfica para "festejar no fim". Internacional português desde os Sub-20, disse adeus há seleção há apenas uns meses, para se concentrar na carreira. Tem 34 anos e quer jogar mais três ou quatro ao mais alto nível.