Premium Desafios hercúleos em Angola

Na sua recente visita a Portugal, o presidente angolano fez do combate à corrupção a mensagem central do seu discurso. "Quando nos propusemos a combater a corrupção em Angola sabíamos que era preciso coragem, porque estávamos a mexer com o ninho do marimbondo, e a picada da vespa é dolorosa", disse João Lourenço. Na verdade, o nível de corrupção é apenas um dos muitos desafios difíceis que a sociedade e as autoridades angolanas enfrentam.

Angola apresenta muitos dos problemas habituais de países menos desenvolvidos. A situação é evidenciada no último Relatório do Desenvolvimento Humano das Nações Unidas, segundo o qual Angola tem das maiores taxas de mortalidade infantil do mundo, o mesmo se verificando com a taxa de mortalidade devida a falta de acesso a água e saneamento. O relatório mostra também que 1/3 da população é analfabeta e que 68,1% das crianças abandonam a escola sem concluírem o ensino primário. Cerca de 37% da população vive abaixo da linha de pobreza, sendo Angola um dos países mais desiguais do globo (131.º em 151 no coeficiente de desigualdade do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Ler mais

Exclusivos

Premium

adoção

Técnicos e juízes receiam ataques pelas suas decisões

É procurador no Tribunal de Cascais há 25 anos. Escolheu sempre a área de família e menores. Hoje ainda se choca com o facto de ser uma das áreas da sociedade em que não se investe muito, quer em meios quer em estratégia. Por isso, defende que ainda há situações em que o Estado deveria intervir, outras que deveriam mudar. Tudo pelo superior interesse da criança.