Cascais e a liderança sustentável: um passo à frente com os óleos alimentares usados

Publicado a

Sabia que um litro de óleo alimentar usado pode contaminar mais de um milhão de litros de água? Este é um problema assustador e que não podemos ignorar, pois, afeta diretamente a qualidade dos nossos rios e mares, encarece o tratamento de águas residuais e sobrecarrega infraestruturas públicas.

A autarquia de Cascais encara a sustentabilidade com bastante seriedade, afirmando-se como um exemplo em Portugal, reforçando a ambição de tornar o concelho o melhor lugar para se viver, seja um dia, uma semana ou uma vida inteira.

Nesse sentido, para dar resposta a este problema, estamos a instalar um novo sistema de recolha de óleos alimentares usados. Este sistema não é apenas um avanço tecnológico, é, também, uma declaração de compromisso com a sustentabilidade e com a economia circular. É uma solução moderna e eficiente, que coloca o ambiente e a comunidade no topo das prioridades.

Com a instalação de 100 novos “oleões” - equipados com tecnologia de ponta, como sensores de enchimento e painéis solares -, Cascais não só previne danos ecológicos como promove uma gestão de resíduos mais eficiente. A possibilidade de monitorizar os níveis de enchimento permite reduzir deslocações desnecessárias, diminuindo as emissões de carbono associadas à recolha. É uma abordagem inteligente, sustentável e, acima de tudo, eficaz.

Ainda mais revolucionária é a introdução dos kits de gelificação do óleo alimentar usado. Esta solução prática, limpa e acessível, tem o potencial de mudar comportamentos e facilitar o envolvimento de cada cidadão no processo de reciclagem. Os resultados dos primeiros testes são encorajadores: um aumento de 12% na recolha de óleos alimentares usados. Este número não é apenas um dado estatístico, é a prova de que os cascalenses estão atentos, dispostos a colaborar e conscientes da importância desta iniciativa.

Mas o impacto deste projeto não se esgota por aqui. Todo o óleo recolhido será transformado em biodiesel e em combustíveis verdes, matérias com emissões de gases inferiores, em mais de 80%, quando comparado com os combustíveis fósseis, que serão usados em viaturas municipais. Um contributo direto na luta contra as alterações climáticas e para a transição energética, demonstrando que a sustentabilidade pode ser, também, uma alavanca para o desenvolvimento económico.

Desta forma, Cascais demonstra que as grandes mudanças começam, muitas vezes, com pequenos gestos. Cada litro de óleo reciclado é uma vitória para o ambiente, para a economia e para as futuras gerações. Esta é a verdadeira essência de um concelho que se orgulha de ser “para toda a vida” e que está a construir um legado de sustentabilidade e bem-estar. Agora cabe a cada um de nós cumprir com a sua parte.

Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais

Diário de Notícias
www.dn.pt