OLX quer mais mulheres a comprar no site. Vai fazer um mercado de rua

O site de vendas online está a reposicionar em busca de um público mais feminino. Rita Sousa Marques, general manager do OLX, explica a estratégia
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O site de vendas online OLX está a reposicionar. Quer conquistar um público mais feminino, ser reconhecido como um market place trendy para moda, móveis e decoração e artigos bebé e criança. Mas para isso teve de mudar a sua estratégia.

"Os homens são mais propensos a anunciar e a querer fazer negócio. As mulheres gostam de ver os artigos ao vivo, de tocar, de experimentar, de criar empatia com quem vende", diz Rita Sousa Marques, general manager do OLX Portugal. Solução? Um mercado de rua. A primeira de quatro edições é já no próximo dia 23, em plena Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Rita Sousa Marques explica a estratégia de reposicionamento da marca.

O que motivou esta aposta do OLX no segmento feminino? O que já representa este segmento nos vossos utilizadores e até onde querem chegar?

Na prática trata-se de uma evolução para aquilo que é a realidade do OLX em Portugal. A utilização do OLX por parte de mulheres tem sido muito grande e isso nota-se em muitas das categorias como Moda e de Bebé e Criança, onde a taxa de utilização quer do lado de quem procura, quer do lado de quem quer vender é maioritariamente feminina. Por outro lado a categoria de roupa deixou de ser utilizada para vender artigos “velhos” e em segunda mão, que mesmo assim está na moda, mas também para vender e comprar os biquínis das últimas coleções de marcas portuguesas, malas da Michael Kors, ténis Adidas Gazelle ou All Star, vestidos da ASOS para festas, ou seja, artigos muito atuais, em ótimo estado e muitos ainda com etiqueta, que nalguns casos já estão esgotados nas próprias marcas.

Hoje em dia a moda altera-se rapidamente e a perceção de ter que vender alguma coisa para comprar o novo ‘must-have’ já é comum. Percebemos que apesar de isto já acontecer no OLX, essa não é a perceção generalizada pelo que começámos a direcionar as nossas ações de marca nesse sentido. Para além de um público feminino, o público jovem é um target que também assume uma importância altamente relevante para o OLX, pois a App do OLX, é o veículo perfeito para comprar e vender, tendo uma usabilidade simples e fácil como a maioria das Apps de Social Media, onde “tirar a foto” é a ação para publicar um anúncio e vender rapidamente, daí o Hashtag #JáPróOLX. Este é um público que queremos acompanhar. O objetivo passa pelo reconhecimento do OLX como um marketplace mais trendy para moda, móveis e decoração e artigos bebé e criança.

Em média as mulheres realizam mais compras ou vendas do que o segmento masculino?

Depende das categorias. No OLX apenas conseguimos determinar o número de anúncios inseridos por utilizadores por género e o mesmo no lado da procura, relativamente aos contactos realizados entre quem procura e o anunciante. Não temos forma de saber se efetivamente o negócio foi concretizado. No entanto, há claramente categorias onde o segmento feminino se destaca, seja no número de inserção de anúncios, seja nos contactos a anunciantes, como as categorias de ‘Moda’, ‘Bebé e Criança’ e Móveis . Mas os homens são mais propensos a anunciar e a querer fazer negócio. As mulheres gostam de ver os artigos ao vivo, de tocar, de experimentar, de criar empatia com quem vende.

E o que compram e vendem mais?

Os anunciantes do segmento feminino vendem sobretudo roupa, livros, artigos de bebé e decoração e procuram oportunidades de marcas conhecidas, artigos vintage e acessórios de puericultura. Já os homens registam maior atividade nas categorias de ‘Carros, motos e barcos’, ‘Tecnologia’, ‘Telemóveis e Tablets’, aqui somos Top of Mind para os utilizadores.

Que iniciativas estão a desenvolver para o cativar?

A nossa estratégia para cativar o segmento feminino tem passado por campanhas com presença online e nas redes sociais com bloggers e youtubers – temos neste momento uma campanha em vigor com o claimming “Já não usas? Já Pro OLX”, que conta com a participação da atriz e YouTuber Sofia Arruda e a YouTuber Helena Coelho, especialista em maquilhagem; reestruturámos também as categorias com maior expressão do segmento feminino (Moda e Bebé e Criança) onde passou a ser possível vender e comprar de acordo com critérios de tamanhos, tipos de artigo, estado do mesmo ou marca. No caso da Roupa, por exemplo, passou a ser possível comprar e vender ‘novo com etiqueta’, ‘novo sem etiqueta’, ‘usado uma vez’ ou ‘em bom estado’, por tipo de peça, por tamanhos – do 32 ao 50 e do XS ao XXL e por marca incluindo marcas de fast fashion, de luxo ou até marcas portuguesas. No total estão listadas 52 marcas. Já na categoria de Saúde – Beleza, pode definir primeiro a subcategoria onde quer comprar ou vender e definir o estado do artigo – ‘Selado’ ou ‘Novo’. Na categoria de ‘Bebé e Criança’ passou a ser possível filtrar por género, idade, marca, estado, tipo e margem de preços.

Agora estamos a apostar na ativação no terreno, pelo que decidimos criar um mercado físico para aproximar vendedores e compradores. Este mercado será dedicado à categoria de bebé e Criança. O OLX pauta por um upcycling do conteúdo vendido e queremos mostrar que o que se vende aqui são artigos em bom estado e que é inteligente dar-lhes uma vida nova. Ao usar o OLX, juntamos vendedores e compradores em transações vantajosas para ambos. Com isto, proporcionamos um momento de satisfação e gratificação. Este encontro é bom para compradores e vendedores, é bom para a comunidade e é bom para o planeta. Esta é a missão do OLX, e é por aqui que queremos continuar a ganhar fãs e utilizadores da plataforma. Acreditamos que, no âmbito do upcycling, a marca OLX é uma óptima referência para as gerações mais novas. Além disso, pretendemos continuar a desmistificar as barreiras às vendas online e ajudar os anunciantes e criadores a potenciar ainda mais os seus negócios.

Vão sair do ambiente digital para o real com o mercado na Avenida? O que estão a preparar para este evento?

Sim, é uma das estratégias do OLX para cativar um público jovem e feminino. O OLX Live Market terá 4 edições - a 1.ª edição a 23 de julho, 2 edições em setembro e a última em outubro. O objetivo será criar um ambiente onde vendedores e compradores convivem diretamente e ultrapassam as barreiras da desconfiança com o comércio online. Queremos mostrar que no OLX, há artigos em ótimo estado e que vale a pena considerar comprar aqui, sem o preconceito de que é usado, porque infelizmente, este é de facto o principal preconceito do público português. Desta forma, os compradores podem verificar os artigos em mão e verificarem que 2ª mão pode ser sinónimo de quase novo e com um preço muito atrativo. Será um mercado com 40 espaços diferentes, sendo que 20 serão rotativos e destinados a anunciantes do OLX e os restantes 20 reservados a marcas de referência, 100% portuguesas, como Baumilha, Lucy Kids, Mamã dá Licença, Manana e Match - Babies&Kids, entre outras que também usam a opção de vendedores profissionais para escoarem stocks de outras temporadas no OLX.

A 1ª edição do OLX LIVE MARKET será unicamente dedicada à área de Bebé e Criança e vai decorrer dia 23 de julho, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, entre as 10h00 e as 19h00. O evento irá contar também com animação, música e atividades para as crianças ao longo de todo o dia. No local haverá apoio de animadoras infantis, palhaços, pinturas faciais, modelagem e distribuição de balões, e ainda um jogo da Roda da Sorte OLX, com oferta de prémios.

Pensam retomar esta iniciativa em outras localizações? Porto, por exemplo?

É algo que estamos a estudar. Para já vamos focar-nos no centro de Lisboa e tentar obter o máximo de feedback dos anunciantes, marcas e visitantes durante o mercado em Lisboa. Mas a avançar, volta ao Porto com esta iniciativa é sem dúvida uma das nossas prioridades, uma cidade que tem muitos e bons criadores de marcas e produtos.

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