O objeto de sonho de... Ana Cunha

Publicado a
Atualizado a

É um objeto único, mas ao mesmo tempo produzido em série.

Objeto icónico de design, deu também origem a uma campanha para a Absolut Vodka. Por estas e outras razões, Ana Cunha, diretora criativa da RMAC, escolheu Absolut Unique como projeto de sonho. Saiba porquê.

Absolut Unique, Absolut Vodka

"A minha paixão é o design, como tal a minha escolha é uma peça de design gráfico que inspirou uma campanha. A mais recente garrafa da Absolut Vodka.

A Absolut tem convidado artistas e designers ao longo dos anos para personalizarem a sua icónica garrafa, algo que não é novo e que nem sempre tem tido os melhores resultados, mas desta vez a ideia foi brilhante.

Programaram as máquinas de produção para que, combinando 38 cores com 51 padrões abstratos, criassem infinitas conjugações que, aplicadas em cada garrafa, garantem que não existem duas iguais.

Saiba mais sobre o projeto Absolut Unique aqui

O conceito de criar objetos singulares de grande consumo com ferramentas de produção em massa é muito inovador e estimulante. Permite toda uma nova perspetiva sobre o packaging e a sua individualização/padronização. A ideia de criar beleza através da máquina, de forma aleatória e automatizada é absolutamente genial e coloca questões sobre aquilo que é, ou não, a criação artística, dando uma dimensão e alcance incríveis à campanha da Absolut.

Para mim são, acima de tudo, peças de arte nas prateleiras do supermercado que, acredito, sensibilizam as pessoas para o design e as obrigam a fazer uma escolha pessoal e estética quando compram. Isso é algo que também persigo, com que me identifico e em que acredito. Uma linguagem visual de qualidade que empreste beleza e modernidade ao quotidiano."

Ficha técnica

Ação Absolut Unique

Cliente The Absolut Company

Agência Jung Relations e Family Business (Suécia)

Criativos Mårten Knutsson, Anna Andrén, Fredrik Lindquist e Tove Nordström(Family Business), Björn Lundevall (Jung)

Ano 2012

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt