Nova Deli raciona carros depois de atingir níveis máximos de poluição

Esta sexta-feira, as autoridades indianas pediram aos cidadãos para evitarem sair de casa, escolas encerraram e o fogo de artifício foi proibido devido ao aumento do nível de poluição. Para evitar isto, Governo vai impedir centenas de carros de circular todos os dias em Nova Deli.

Os recordes de poluição não são uma novidade para a capital indiana, mas na última semana um nevoeiro espesso reforçou o alerta. Nova Deli volta a racionar a quantidade de carros que circulam pela cidade numa tentativa de diminuir os níveis de poluição e quem não cumprir será multado.

Os carros particulares poderão percorrer as estradas em dias alternados, entre quatro e 15 de novembro. Os dias em que os indianos podem conduzir são ditados pela terminação da matricula do veiculo, ou seja, se esta acaba num número par ou num número impar, indica a BBC. As restrições estão em vigor entre as 8:00 e as 20:00 de segunda-feira a sábado. E quem ignorar esta indicação sujeita-se a multa de quatro mil rupias (cerca de 50 euros).

De fora do racionamento ficam os transportes públicos, os veículos de emergência, táxis, motas, bicicletas, membros do governo, juízes, embaixadores e mulheres que conduzem sozinhas.

A medida deverá afastar das estradas todos os dias centenas de carros. No entanto, a dúvida sobre o contributo do racionamento persiste, uma vez que todos os dias circulam, só em Nova Deli, 20 milhões de carros. Desde 2016 que o Governo obriga à redução dos carros que circulam na capital, sem grandes melhorias dos níveis de poluição.

Na sexta-feira, a nuvem de poluição que envolveu a cidade obrigou o Supremo Tribunal a encerrar escolas, parar obras e proibir o fogo de artificio. O Governo distribuiu ainda cinco milhões de máscaras nos estabelecimentos de ensino e as autoridades pediram à população que evitasse sair de casa e praticar qualquer atividade física.

O ministério da Saúde indiano admitiu que não tinha sequer dígitos suficientes nos monitores que se encontram espalhados pela cidade para registar o nível de poluição a que a capital está sujeita atualmente.

A qualidade do ar na Índia revela níveis de poluição mais elevados todos os anos, é neste país que se encontram 15 a 20 das cidades mais poluídas do mundo. Tendo, em 2014, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificado Nova Deli como a cidade mais poluída do mundo; estima-se que 700 milhões de habitantes estejam expostos a níveis tóxicos de dióxido de carbono, correndo risco grave de contrair doenças respiratórias. De acordo com a OMS um terço das mortes por acidente vascular cerebral, cancro do pulmão e doenças cardíacas estão relacionadas com a poluição do ar. "O efeito é o mesmo que fumar", alertou a organização no seu site.

Os episódios de contaminação do ar são recorrentes, mas pioram no outono e no inverno, quando as cidades de Punjab e Haryana fazem queimadas para limpar os campos. Os níveis de dióxido de carbono, de enxofre e de nitrogénio aumentam ainda devido ao fogo-de-artifício disparado durante a festa Diwali, que se realiza a 27 de outubro.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG