Espanha com quase 20 mil novos casos desde sexta-feira. Já se pedem "medidas drásticas" para Madrid
Espanha notificou 19.382 novos contágios de coronavírus desde sexta-feira, 2.060 dos quais foram diagnosticados nas últimas 24 horas, o que eleva a 405.436 o total de casos no país.
A situação de novos casos de infetados por covid-19 em Espanha continua a causar preocupação entre as autoridades do país. Desde sexta-feira até esta segunda, a Espanha registou quase mais 20 mil novos casos (mais concretamente 19.382) - morreram mais 96 pessoas, o que eleva o total de mortes no país desde o início da pandemia para 28.872.
Relacionados
A maioria dos casos e das mortes continua a registar-se na região de Madrid, onde foram notificados 409 novos casos nas últimas 24 horas e 32 mortes nos últimos sete dias.
Segundo o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências de Saúde, Fernando Simón, há nesta altura 5.484 pessoas hospitalizadas, 658 das quais em unidades de cuidados intensivos.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Espanha regista nas últimas semanas um aumento de casos de infeção, tendo atingido na quarta-feira passada o número mais elevado de novos casos desde o final de maio (3.715).
Fernando Simón, responsável espanhol pelo Centro de Coordenação de Alertas e Emergêcias Sanitárias, admitiu que a cidade de Madrid deve tomar "medidas drásticas" perante a aceleração de novos casos na cidade.
Com o aumento de novos casos em Espanha e as escolas prestes a abrir portas para o novo ano letivo, as regiões autonómicas começam a tomar medidas. Madrid e Catalunha foram as primeiras.
Quim Torra, presidente da Catalunha, anunciou na manhã desta segunda-feira que ficam proibidos os ajuntamentos de mais de 10 pessoas. E que entre 15 de setembro e 15 de novembro vão fazer meio milhão de testes em escolas.
Em Madrid, o governo de Isabel Díaz Ayuso pede que se evitem as "interações sociais desnecessárias".
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 809 mil mortos e infetou mais de 23,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.