Miguel.Albuquerque e Castro, diretor do MSN Portugal, explica em entrevista ao Dinheiro Vivo quais os objetivos para o projeto que diz já ser (com todo o ecossistema digital da Microsoft) o terceiro player digital em Portugal. "O MSN Portugal na sua versão "web" tem hoje em dia uma.média entre 2,5 a 3 milhões de utilizadores únicos mensais, entre.20 a 25 milhões de visitas e .mais.de 160 milhões de page views", diz..O.MSN vai ser menos lifestyle e mais informativo. O que motivou esta.mudança de posicionamento?.Embora tenhamos vindo a fazer ao longo dos últimos meses.uma alteração na estratégia editorial e de programação para.sermos mais "informativos", .o.novo MSN tem claramente e assumidamente um foco muito maior em.informação, fruto das parcerias concretizadas com fornecedores de.conteúdo premium e com a inclusão de novos canais como finanças,.algo que não tínhamos até à data., um canal que se encontra bastante completo, com quase todos os.principais meios nacionais e muita informação estruturada sobre.ações e ferramentas de apoio ao utilizador com o objetivo de.cumprir com o objetivo de "task completion"..Em 2012 anunciaram uma parceria com o grupo MediaCapital na área do.vídeo. É através deste tipo de acordos que vão concretizar esta nova abordagem ou vão apostar numa equipa de produção de conteúdos.própria? .Com o novo MSN, a Microsoft.abandona por completo a produção de conteúdos. O foco da equipa de.media interna vai ser na curadoria e programação de conteúdos de.parceiros premium.. É nosso.objetivo que todos os publishers, grupos de media e publicações.nacionais façam parte do projeto com o objetivo claro e assumido de.ajudar estas marcas e empresas a terem mais tráfego e mais receitas.nas suas propriedades. .Queremos.agregar os melhores conteúdos digitais em língua portuguesa...Falam em 50 media associados ao projeto. Quais são? Que investimento.isso implicou?.É verdade. A recetividade ao projeto tem sido muito grande..Como poderão verificar na versão "beta",.o novo MSN tem conteúdos dos principais players e grupos de media.nacionais - Controlinveste Conteúdos, Cofina, RTP, Público, Motor.Press Lisboa e vários outros para um total de quase 50 publicações./ marcas nacionais presentes e mais de 1.000 no mundo inteiro. .O.modelo de negócio pressupõe que os parceiros continuam a gerir e a.monetizar as suas propriedades e não pretendemos imiscuir-nos no.negócio dos nossos parceiros...Acreditamos que as muitas conversas que tivemos sempre mostraram que.não iriamos canibalizar o negócio dos parceiros, mas sim .trabalhar.numa ótica de parceria com o objetivo de gerar tráfego e receitas.adicionais para estes...Esta é uma mudança global do portal que não se reflecte apenas na.versão para Portugal. Fizeram algum estudo para perceber quais os.conteúdos que os utilizadores portugueses mais pretendiam?.O nosso objetivo é assumidamente, e em primeiro lugar, .criar.uma "nova porta de entrada para a web", criando um produto que.seja transversal a todas as plataformas (PC, tablet ou telemóvel),.em versão browser ou em versão de aplicação ("app")...O que queremos ter são .os.melhores conteúdos, dos melhores produtores de conteúdos nacionais.(e internacionais) transversalmente em todos os verticais.que vamos ter: notícias (informação), desporto, finanças (e.economia), entretenimento (famosos, cinema, música, tv e jogos),.viagens e lazer, saúde e bem-estar, receitas e bebidas, automóvel,.lifestyle (moda, beleza, família e relações), meteorologia e.vídeo. .Queremos ser abrangentes.e inclusivos, por forma a ajudar os grupos de media nacionais a.desenvolverem o seu negócio e crescerem...Que áreas querem reforçar?.O ponto chave não será que áreas queremos reforçar porque.acreditamos que para o lançamento .temos.uma oferta vasta e transversal.,.mas sim que .temos o objetivo de.ter os melhores conteúdos produzidos em língua portuguesa.disponíveis para os nossos utilizadores, com o objetivo de nos.tornarmos a porta de entrada dos ecossistemas digitais em Portugal e .um parceiro dos nossos.parceiros que se traduza em valor acrescentado para estes, gerando.mais tráfego e mais receitas.. .Mas qual é aqui o objetivo em termos de pageviews, visitas ao.site? Nesse campo o Sapo lidera há vários anos, segundo o NetScope..A Microsoft e o seu ecossistema de propriedades digitais (MSN,.Outlook.com, Skype, Bing, Xbox, Microsoft.com, etc.) está no .top.#3 de players digitais em Portugal, juntamente com o Google e o.Facebook., chegando a quase 80%.dos utilizadores de Internet em Portugal (dados comScore). As.propriedades Microsoft, e em especial o MSN não estão presentes no.NetScope por decisão interna, mas temos consciência que as agências.e anunciantes têm noção da escala e potencial do MSN e das várias.propriedades da Microsoft. O objetivo é continuar a crescer a "dois.dígitos" como temos feito quase todos os anos, ao longo dos.(quase) sete anos que o MSN existe em Portugal. .Falam de uma audiência global de 425 milhões de pessoas. Mas qual é.a audiência em Portugal? .O MSN Portugal na sua versão "web" tem hoje em dia uma.média entre 2,5 a 3 milhões de utilizadores únicos mensais, entre.20 a 25 milhões de visitas e .mais.de 160 milhões de page views.. Se.juntarmos o ecossistema das apps de Windows 8 e Windows Phone, esse.valor cresce ainda mais. .Ao nível de formatos publicitários há alguma novidade que seja.introduzida com este novo MSN?.Embora existam novos formatos exclusivos no novo MSN, .a.maior novidade prende-se com a opção de multiscreen.(PC, Tablet, Telemóvel) e em diferentes âmbitos web ou app. A isto.acrescentam-se .todas as.funcionalidades e possibilidades de segmentação.porque, regra geral, grande parte dos utilizadores estão "logados"..E.v.amos ter à.disposição das marcas formatos inovadores e exclusivos, e.continuaremos a fazer uma forte aposta na componente rich media, o.que permite um elevado engagement com os consumidores..Historicamente, esta tipologia de formatos tem um impacto positivo.nos resultados das campanhas acima dos 50% no que toca à taxa de.clique. Teremos elevada capacidade de segmentação otimizando desta.forma os budgets dos anunciantes, já que estão a comunicar.efetivamente para o seu target, tudo isto potenciado pelo Microsoft.ID. E teremos ainda uma oferta multiscreen única no mercado, que vai.permitir impactar o utilizador nos diferentes devices usados para.navegar nas nossas propriedades durante os vários estágios diários.de consumo.