Projeto Amarelo da Carris leva os alunos para a escola a partir desta quinta-feira

O Amarelo começa a funcionar esta quinta-feira e, para já, são seis as escolas que participam nesta ação da Câmara de Lisboa e da Carris. Algumas das carreiras têm monitores que fazem a viagem com os menores e os levam até ao estabelecimento de ensino.

Arranca esta quinta-feira em seis escolas de Lisboa o Amarelo, um projeto-piloto de mobilidade escolar promovido pela câmara municipal e pela Carris, com o apoio das juntas de freguesia, que tem como objetivo promover a utilização dos transportes públicos nas deslocações dos alunos para a escola. Em algumas das carreiras existem monitores a bordo, que têm a função de acompanhar as crianças até à respetiva escola.

Os estabelecimentos de ensino envolvidos neste projeto são a EB Parque Silva Porto, EB Jorge Barradas, EB Arquitecto Ribeiro Telles e EB Pedro de Santarém, em Benfica. Também integram o Amarelo a Escola Secundária José Gomes Ferreira e a EB 2/3 da Quinta de Marrocos, que não têm monitores a bordo nos autocarros.

Refira-se que o serviço de monitores é apenas dirigido aos alunos dos 1.º e 2.ª ciclos de ensino.

Com este projeto "pretende-se dar mais autonomia aos alunos, mais tempo para os pais, criar caminhos seguros para a escola, melhorar a qualidade do ar e garantir uma melhor mobilidade na cidade", conforme explica o vice-presidente da Câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, responsável pelo pelouro da Mobilidade.

Como funciona o Amarelo?

São identificadas as linhas e horários dos autocarros da rede da Carris que servem as escolas abrangidas pelo Amarelo. Em algumas linhas existirá um serviço de acompanhamento feito por monitores dentro do autocarro e no percurso até à escola - o aluno deverá inscrever-se no serviço indicando a paragem e a hora de entrada no autocarro da Carris (apenas nos que têm esse serviço e em horários de entrada na escola) e deverá estar na paragem à hora da passagem do autocarro. "A partir desse momento será entregue ao monitor responsável que o irá levar à escola. O aluno tem de ter passe válido e deverá validar sempre que utiliza o serviço", refere a Câmara de Lisboa.

O Amarelo já está a funcionar na EB Paulino Montez, na freguesia dos Olivais, desde novembro e brevemente integrarão o projeto a EB 2/3 de Telheiras, no Lumiar, e a Escola Básica e Secundária Luís António Verney, no Beato.

Trajetos e carreiras com monitor

EB1 Paulino Montez

A carreira de bairro 29B - Centro Comercial dos Olivais - Circulação Encarnação - terá um serviço de monitores, com o apoio da Junta de Freguesia dos Olivais, que vão acompanhar os alunos a bordo e os levam até à escola.

EB Parque Silva Porto

O Amarelo destina-se apenas aos alunos do 1º ciclo (1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade).

A carreira 70B terá um serviço de monitores, com o apoio da Junta de Freguesia de Benfica, que vão acompanhar os alunos a bordo e os levam até à escola.

O monitor entra na paragem Estrada de Benfica (11009) às 8.14 horas e segue até à paragem R. Prof. Jorge Silva Horta (2906) onde sai às 8.52.

EB Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles

O Amarelo destina-se apenas aos alunos do 1º ciclo (1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade).

A carreira 70B terá um serviço de monitores, com o apoio da Junta de Freguesia de Benfica, que vão acompanhar os alunos a bordo e os levam até à escola.

Carreira 70B - Monitor entra na paragem Buraca (8811) às 8.09 e segue até à paragem B. Boavista (8828) onde sai às 8.43.

EB Jorge Barradas

O Amarelo destina-se apenas aos alunos do 1º ciclo (1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade).

A carreira de bairro 70B e a carreira 724 terão um serviço de monitores, com o apoio da Junta de Freguesia de Benfica, que vão acompanhar os alunos a bordo e os levam até às escolas.

Carreira 70B - o monitor entra na paragem Quinta da Granja (10917) às 8.06 horas e segue até à paragem R. João Ortigão Ramos (13701) onde sai às 8.44.

Carreira 724 - O monitor entra na paragem Estádio Pina Manique (8827) às 8.23 e segue até à paragem R. João Ortigão Ramos (13702) onde sai às 8.39.

ana.meireles@dn.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG