Zelensky diz que última conversa com Trump foi a "mais produtiva até agora"
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse no sábado, 5 de julho, que a última conversa que teve com o presidente norte-americano, Donald Trump, esta semana, foi a melhor e "mais produtiva" que tiveram até agora.
"Em relação à conversa com o presidente dos Estados Unidos, foi provavelmente a melhor conversa que tivemos durante todo este tempo, a mais produtiva", disse Zelensky no seu habitual discurso noturno em vídeo.
O presidente ucraniano afirmou que ambos discuutiram a questões de defesa aérea e agradeceu a disponibilidade dos EUA para ajudar. "O sistema Patriot é precisamente a chave para a proteção contra ameaças balísticas", disse.
Zelensky afirmou que discutiram "vários outros assuntos importantes" que as autoridades de ambos os lados iriam considerar nas próximas reuniões.
Na sexta-feira, Trump tinha dito aos jornalistas que tivera uma boa conversa com Zelensky e, em contrapartida, reafirmara a sua deceção com a conversa com o presidente russo, Vladimir Putin. O presidente norte-americano lamentara a falta de vontade de Moscovo em trabalhar para um cessar-fogo.
Questionado sobre se os Estados Unidos concordariam em fornecer mais mísseis Patriot à Ucrânia, como Zelensky pediu, Trump respondeu: "Vão precisar deles para defesa... Vão precisar de algo porque estão a ser duramente atingidos".