Ucrânia recebeu os corpos de mais 1200 soldados mortos na guerra
A Rússia entregou este domingo, 15 de junho, à Ucrânia mais 1.200 corpos de soldados ucranianos mortos na guerra, segundo informaram no domingo as agências de notícias estatais russas. De acordo com estas mesmas fontes, Moscovo não recebeu um único cadáver russo em troca.
"No âmbito dos acordos em Istambul, o repatriamento dos corpos dos mortos continua. Hoje, a Rússia entregou mais 1.200 corpos à Ucrânia", confirmou entretanto o ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, salientando que se segue uma "etapa importante e responsável de identificação" dos cadáveres. "Este é um trabalho complexo e delicado que dará a cada família a oportunidade de receber respostas", disse.
Esta é a quarta vez que acontece uma troca de cadáveres, seguindo o que ficou estabelecido no início do mês num acordo entre Rússia e Ucrânia. Segundo esse acordo, negiciado na Turquia, Kiev e Moscovo concordaram entregar, cada lado, até 6.000 corpos e em trocar prisioneiros de guerra doentes e gravemente feridos, bem como menores de 25 anos.
A Rússia afirma ter entregado à Ucrânia os corpos de quase 5.000 militares ucranianos mas ter recebido apenas 27 militares russos em troca.