Suíça oficializa adesão à iniciativa para um futuro escudo antimíssil europeu
D.R.

Suíça oficializa adesão à iniciativa para um futuro escudo antimíssil europeu

Para já, países como Espanha, França ou Itália não mostraram interesse em fazer parte desta iniciativa European Sky Shield, proposta pelo chanceler alemão Olaf Scholz em 2022.
Publicado a
Atualizado a

O Governo suíço anunciou esta sexta-feira a sua adesão à iniciativa European Sky Shield, proposta pelo chanceler alemão Olaf Scholz em 2022 para criar um futuro escudo antimíssil continental.

O protocolo de adesão foi assinado na quinta-feira pelo diretor-geral de armamento, Urs Loher, e torna o país o décimo quinto do continente a fazer parte da iniciativa, referiu o Conselho Federal (executivo), em comunicado.

Para já, países como Espanha, França ou Itália não mostraram interesse em fazer parte desta iniciativa.

A Suíça já tinha manifestado a intenção de aderir à iniciativa desde o ano passado, apesar da sua tradicional neutralidade, o que segundo o governo federal é compatível com a participação no projeto, uma vez que o país "continua livre para decidir o nível de colaboração e quais os sistemas (defensivos) que adquiriria".

O sistema Sky Shield surgiu como resposta à invasão russa da Ucrânia, e visa a construção conjunta de sistemas de defesa e redes continentais de formação para a sua gestão e implementação.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt