Senado dos EUA falha oitava tentativa de acabar com paralisação do Governo
SHAWN THEW/EPA

Senado dos EUA falha oitava tentativa de acabar com paralisação do Governo

Os democratas votaram em massa contra uma proposta republicana porque insistem em negociar a expansão dos benefícios de saúde, que expiram este ano.
Publicado a
Atualizado a

A câmara alta do parlamento dos Estados Unidos falhou a oitava tentativa consecutiva de aprovar uma resolução de financiamento para pôr fim à paralisação parcial do Governo, que entrou no 14.º dia.

A votação de terça-feira à tarde em Washington resultou em 49 votos contra 45, ficando aquém dos 60 votos necessários para avançar.

O Senado dos EUA (câmara alta do Congresso) reuniu-se ne terça-feira para votar uma proposta republicana, aprovada pela Câmara dos Representantes (câmara baixa), para financiar o governo, de forma temporária, até 21 de novembro.

Os democratas votaram em massa contra a proposta porque insistem em negociar a expansão dos benefícios de saúde, que expiram este ano.

Os republicanos insistem em aprovar o projeto de lei tal como está, recusando-se a sentar-se à mesa, argumentando, sem provas, que o programa de saúde conhecido como Obamacare beneficia os imigrantes indocumentados.

Seis senadores não votaram, incluindo John Fetterman, da Pensilvânia, um dos três democratas que tinha apoiado o projeto de lei apoiado pelo Partido Republicano em votações recentes.

Ainda não é claro quando é que o Senado poderá tentar avançar novamente com o projeto de lei. O período das festas de fim de ano está a aproximar-se e a Câmara, controlada pelos republicanos, ainda não convocou novas sessões.

Ainda antes da votação, o Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou acabar com alguns programas de ajuda pública se a paralisação do Governo durar mais uma semana.

Em declarações aos jornalistas da Casa Branca, o republicano disse estar pronto para apresentar na sexta-feira uma lista de programas governamentais apoiados pelos democratas e encerrá-los.

Trump não especificou a que tipo de subsídios ou programas se referia, mas disse que se trata de projetos "ultrajantes e semicomunistas".

"Nunca mais voltarão", frisou o chefe de Estado norte-americano.

A paralisação do governo já levou ao despedimento de centenas de funcionários federais, ordenado pela Casa Branca, e provocou atrasos no tráfego aéreo e na fronteira com o México.

Democratas e republicanos ainda não chegaram a acordo sobre os 60 votos necessários para uma das duas propostas orçamentais temporárias, levando o país a entrar na quarta semana desta situação, que o assola desde 01 de outubro.

Senado dos EUA falha oitava tentativa de acabar com paralisação do Governo
'Shutdown'. Trump ordena que "todos os fundos disponíveis" sejam usados para que os militares recebam salário

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt