Putin diz acreditar em "diálogo eficaz" com Estados Unidos

Presidente russo quer diálogo "baseado no respeito mútuo e na consideração dos interesses nacionais de cada um"

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse estar "convencido" de que é possível um diálogo "eficaz" com os Estados Unidos, na sua mensagem de fim de ano ao homólogo norte-americano Joe Biden, horas antes de uma conversa entre os dois líderes.

"Estou convencido (...) de que podemos avançar e estabelecer um diálogo russo-americano eficaz, baseado no respeito mútuo e na consideração dos interesses nacionais de cada um", escreveu Putin num telegrama, segundo o Kremlin, num contexto de crise entre a Rússia e o Ocidente por causa da Ucrânia.

Esta quinta-feira, Moscovo sublinhou que quer resolver, pelo diálogo, as tensões com o Ocidente. "Apenas a via das negociações pode resolver o mar de problemas imediatos que há entre nós", disse à imprensa o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Biden e Putin conversam esta quinta-feira, por telefone, a partir das 20.30 (horário de Lisboa), "para discutir diversos temas, incluindo os próximos compromissos diplomáticos" entre os dois países, disse um porta-voz da Casa Branca para questões de segurança.

Ainda de acordo com a mesma fonte, nessa conversa, a segunda deste tipo em menos de um mês, Biden vai oferecerá a Putin uma "via diplomática" como saída da crise da Ucrânia, antes das negociações sobre segurança na Europa que começam a 10 de janeiro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG