Primeiro-ministro escocês anuncia demissão
O primeiro-ministro da Escócia, Humza Yousaf, anunciou esta segunda-feira a demissão do cargo de líder do Partido Nacional Escocês (SNP, na sigla original), continuando à frente do governo até ser escolhido um sucessor. Decisão acontece depois de romper a coligação com os Verdes.
Com o objetivo "de assegurar uma transição harmoniosa e ordenada, tenciono continuar como primeiro-ministro até que o meu sucessor seja eleito", referiu o líder do Partido Nacional Escocês.
"Para que um governo minoritário possa governar de forma eficaz e eficiente, a confiança quando se trabalha com a oposição é claramente fundamental", afirmou em conferência de imprensa.
Yousaf admitiu que "subestimou claramente o nível de desgosto e transtorno" que causou aos seus colegas do partido dos Verdes ao pôr fim à coligação com o SNP na semana passada.
Os Verdes indicaram nos últimos dias que iriam votar a favor de uma moção de censura ao primeiro-ministro apresentada pelo Partido Conservador.
Apesar de considerar que seria "absolutamente possível ultrapassar a moção de censura desta semana", o primeiro-ministro escocês afirmou: "Não estou disposto a trocar os meus valores e princípios, ou a fazer acordos com quem quer que seja, simplesmente para manter o poder".
"Depois de ter passado o fim de semana a refletir sobre o que é melhor para o meu partido, para o governo e para o país que lidero, concluí que a reparação da nossa relação no debate político só pode ser feita com outra pessoa ao leme", declarou.
Yousaf está há pouco mais de um ano à frente do governo, depois de se tornar o primeiro muçulmano a ocupar o cargo.
O ainda primeiro-ministro escocês afirmou inicialmente que pretendia manter-se no posto e liderar um governo minoritário, mas além da moção de censura a si próprio, o Partido Trabalhista também anunciou uma moção de censura ao governo.
Sem o apoio dos Verdes, o SNP, que tem 63 dos 129 assentos da assembleia de Holyrood, dependia de um voto apenas da antiga rival Ash Reagan, do Partido Alba.
Reagan perdeu a eleição para a liderança do SNP em 2022 para Yousaf e desertou para o Alba no ano passado em desacordo com a coligação com os Verdes e as políticas pró-transexuais.
Embora disposta para negociar, a antiga secretária de Estado da Segurança Comunitária escocesa disse à estação BBC que os dois não falam há um ano e lamentou que Yousaf não tenha mostrado "cortesia profissional" ao considerar que a saída de Reagan do SNP "não foi uma grande perda".
Com Lusa