Ponte mais alta do mundo abre na China no verão. Está a 635 metros de altura e pesa como três Torres Eiffel
A China prepara-se para inaugurar durante o verão, mais concretamente no mês de junho, a ponte mais alta do mundo.
A ponte Huajiang Grand Canyon, em Guizhou, está atualmente no final da construção. Vai medir cerca de 625 metros acima do nível do mar, ou seja, quase o dobro do Viaduto de Millau, em França, a ponte que ainda detém o recorde de mais alta do mundo.
A província de Guizhou é uma área montanhosa da China, com um terreno complexo. A ponte atravessa o Grand Canyon de Huajiang, também chamado de “fenda terrestre”.
A ponte não servirá apenas para quebrar um recorde, pois quando estiver operacional vai permitir que viaturas e camiões atravessem o local e façam a viagem sobre o Huajiang Grand Canyon em pouco mais de um minuto, quando até agora demoram quase duas horas.
Trata-se de uma ponte suspensa com treliças de aço (estruturas compostsa por cinco ou mais unidades triangulares), com um comprimento total de cerca de três quilómetros.
A construção começou oficialmente a 18 de janeiro de 2022 e deve estar concluída a 30 de junho de 2025.
No total, as treliças de aço pesam cerca de 22.000 toneladas, o equivalente a três Torres Eiffel.
“Atualmente, o progresso da ponte atingiu 95%, e está previsto que seja aberta ao tráfego no segundo semestre de 2025”, disse Zhang Shenglin, engenheiro-chefe do Guizhou Highway Group, ao jornal estatal China Daily.
"Até lá, este superprojeto que atravessa a 'fenda terrestre"' será o primeiro do mundo em ambas as direções. Será mais um projeto histórico para demonstrar a força da infraestrutura da China", acrescentou Zhang.
Atualmente, quase metade das 100 pontes mais altas do mundo estão em Guizhou.