Pai foge com três filhos e ameaça abandoná-los no deserto em Marrocos
Um pai marroquino condenado por violência de género terá fugido com os três filhos, Youssef, Adam e Aisha, de 5, 6 e 8 anos, respetivamente, que estão desaparecidos desde meados de junho.
As crianças, que têm mãe espanhola, Eider Escobal, vivem em Marrocos com a avó paterna desde 2020, mas a progenitora queria que regressassem com ela para o País Basco. Quando foi procura-las, a 21 de junho, não as encontrou.
Segundo a versão da mãe, o pai, Mohammed M’Tarji, de 41 anos, terá ameaçado abandonar os filhos no deserto, segundo o portal espanhol 20 Minutos.
A mãe viu as crianças pela última vez a 17 de junho mas, quatro dias depois, quando conseguiu que o Consulado providenciasse uma passagem segura para sair de Marrocos, não as encontrou na casa da família do seu ex-companheiro.
M’Tarji está condenado por violência de género e tem uma ordem de restrição contra a ex-mulher. Contudo, ambos têm a guarda conjunta dos filhos.
O ex-casal conheceu-se em 2016 e casou dois anos depois. Em 2020 decidiram levar os três filhos para viver em Marrocos com a avó paterna, mas desde então que os problemas conjugais aumentaram, tendo Eider denunciado Mohamed por maus tratos em diversas ocasiões, tendo conseguido o divórcio em fevereiro deste ano.
Apesar da vontade da mãe em levar os filhos para Espanha, o pai não renovou os passaportes, o que fez com Eider tivesse dificuldades até para poder ver as crianças, tendo feito várias queixas até que o Consulado resolvesse a situação.
A família materna suspeita que Youssef, Adam e Aisha estejam em Marrocos e Mohammed M’Tarji em Espanha.