Operação conjunta das polícias espanhola e italiana desmantela organização jihadista em Barcelona
EPA

Operação conjunta das polícias espanhola e italiana desmantela organização jihadista em Barcelona

Dez suspeitos foram detidos na Catalunha e um em Itália
Publicado a
Atualizado a

Onze pessoas foram detidas numa operação conjunta entre as forças policiais da Espanha, Itália e os Mossos d'Esquadra da Catalunha, que resultou no desmantelamento de uma organização terrorista jihadista que promovia ações violentas através de canais encriptados.

Na madrugada da passada segunda-feira, 3 de março, dez suspeitos foram detidos em Barcelona e arredores, enquanto uma outra detenção ocorreu em Piacenza, na Itália.

Entre os membros do grupo estava uma mulher que administrava um canal de mensagens exclusivo para mulheres, no qual incentivava a comportamentos terroristas, informou a Polícia Nacional espanhola.

De acordo com fontes citadas pela RTVE, sete dos detidos foram apresentados ao Tribunal Nacional, enfrentando acusações de terrorismo, financiamento de terrorismo, recrutamento e auto-recrutamento. O juiz determinou a prisão preventiva sem fiança para quatro dos detidos, enquanto três foram liberados sob fiança, com medidas cautelares como apresentação periódica semanal, entrega do passaporte e proibição de deixar o país.

Investigação já fez mais de 30 presos

Essa operação representa a terceira fase de uma investigação que, nos últimos três anos, já levou à prisão de mais de 30 pessoas em Espanha, todas ligadas a uma organização radical de origem paquistanesa.

Segundo a polícia, o grupo possuía uma estrutura hierárquica bem definida e disseminava mensagens extremistas através de canais encriptados, incentivando ações terroristas e exaltando atentados praticados na Europa e no Paquistão. Alguns dos elementos investigados já teriam mesmo identificado potenciais alvos no continente europeu.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt