Morreu o bebé luso-descendente atropelado com a família em São Francisco
Morreu o bebé que tinha sido atropelado no sábado juntamente com a família numa paragem de autocarros em São Francisco, no estado norte-americano da Califórnia.
A criança tinha ido levada para o hospital em estado crítico, enquanto o pai, a mãe e o irmão morreram no dia do acidente.
A informação foi dada pelo chefe da polícia local, Bill Scott, e pela supervisora da área onde ocorreu o acidente, Myrna Melgar, avança o The San Francisco Standard.
“Não tenho palavras. Basta pensar no trauma da comunidade. Estávamos todos a pensar: 'Oh, esta pobre criança', órfã, e agora toda a família partiu. Não consegui parar de chorar no sábado à noite”, confessou Melgar, citada pelo jornal californiano.
O bebé tinha apenas dois meses. A mãe, Matilde Ramos Pinto, era uma portuguesa de 38 anos, enquanto o pai, Diego Cardoso de Oliveira, era um brasileiro de 40. O irmão, Joaquim Ramos Pinto de Oliveira, tinha quase dois anos. O casal, que vivia em São Francisco, estava nesse dia a celebrar o aniversário de casamento com uma visita ao jardim zoológico da cidade.
A condutora da viatura que se despistou, de 78 anos, foi detida por suspeita de homicídio negligente e vários crimes rodoviários, como excesso de velocidade e condução imprudente, e encontra-se internada num hospital a tratar ferimentos. As acusações ainda não foram apresentadas pelo Ministério Público de São Francisco, que aguarda os resultados toxicológicos e o exame da mecânica do veículo.
O local do acidente, na rua Ulloa, na zona de West Portal, transformou-se num memorial onde têm sido depositadas flores, velas e peluches.
A tragédia chocou a comunidade local, tendo London Breed, presidente da autarquia de São Francisco, publicado uma nota nas redes sociais onde disse ter encontrado "uma cena devastadora".
Refira-se que Matilde Ramos Pinto estudou em Lisboa e aos 18 anos emigrou para Londres para estudar teatro, pois queria ser atriz. No entanto, acabou por tornar-se produtora de cinema, tendo conhecido Diego Cardoso de Oliveira que era diretor criativo na capital inglesa, com quem se casou em 2020.
Em março de 2022, Matilde mudou-se para os Estados Unidos para assumir o cargo de produtora-executiva da RSA Films, uma empresa de filmes publicitários fundada pelos realizadores Tony e Ridley Scott. Já o marido era diretor criativo na Apple.