Il Foglio. Jornal italiano publica a primeira edição do mundo totalmente gerada por Inteligência Artificial
Il Foglio

Il Foglio. Jornal italiano publica a primeira edição do mundo totalmente gerada por Inteligência Artificial

A iniciativa do diário liberal conservador faz parte de uma experiência jornalística de um mês que visa mostrar o impacto que a tecnologia de IA tem “na nossa forma de trabalhar e nos nossos dias”.
Publicado a
Atualizado a

O jornal italiano Il Foglio anunciou ter sido o primeiro periódico do mundo a publicar uma edição inteiramente produzida por Inteligência Artificial (IA).

A iniciativa do diário liberal conservador faz parte de uma experiência jornalística de um mês que visa mostrar o impacto que a tecnologia de IA tem “na nossa forma de trabalhar e nos nossos dias”, afirmou o editor do jornal, Claudio Cerasa.

O Il Foglio AI, de apenas quatro páginas, foi incluído na edição de grande formato do jornal e está disponível nas bancas e online desde esta terça-feira.

É "o primeiro jornal diário do mundo em banca criado inteiramente com Inteligência Artificial", salienta Cesara, que conta que o papel dos jornalistas se limitou a "fazer perguntas [a uma ferramenta de IA] e ler as respostas".

Na primeira página do Il Foglio IA, o destaque vai para uma peça que faz referência ao presidente dos Estados Unidos, descrevendo o “paradoxo dos trumpistas italianos” e como protestam contra a “cultura do cancelamento”, mas fazem vista grossa ou, pior, “celebram” quando “o seu ídolo nos EUA se comporta como o déspota de uma república das bananas”.

A primeira página apresenta ainda uma coluna intitulada “Putin, as 10 traições”, com o artigo a destacar “20 anos de promessas não cumpridas, acordos não cumpridos e palavras traídas” pelo presidente russo.

Outro artigo aponta para o último relatório do Istat, a agência italiana de estatísticas, sobre a redistribuição de rendimentos, que mostra que o país "está a mudar, e não para pior", com aumentos salariais para cerca de 750 mil trabalhadores entre os efeitos positivos das reformas fiscais.

Os artigos são estruturados, diretos e claros, sem erros gramaticais evidentes. No entanto, nenhum cita diretamente qualquer ser humano.

Na última página podem ler-se cartas geradas pela IA dos leitores para o editor, com uma delas a perguntar se a IA tornará os humanos “inúteis” no futuro. “A IA é uma grande inovação, mas ainda não sabe como pedir um café sem errar o açúcar”, lê-se na resposta gerada pela IA.

Cerasa diz que o Il Foglio AI reflete “um jornal real” e é o produto de “notícias, debates e provocações”, mas também um campo de testes para mostrar como a IA poderia funcionar “na prática”.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt