Inundações deliberadas e guerra hidráulica. A tática de Kiev para travar os tanques russos
As tropas russas estão às portas de Kiev há vários dias, mas continuam sem chegar ao centro da capital ucraniana por via terrestre. Ficaram célebres as imagens de uma enorme coluna com cerca de 60 quilómetros de tanques russos a dirigir-se para Kiev logo no início da guerra, mas a resistência dos ucranianos, com militares e civis, tem dificultado a ação do exército de Putin, que tem levado a cabo ataques aéreos com mísseis. Na segunda-feira, inclusivamente, o chefe da Guarda Nacional russa admitiu que as operações não estavam a ser tão rápidas como o Kremlin gostaria.
De acordo com o jornal norte-americano The Washington Post, uma das táticas utilizadas pelos ucranianos para travarem o avanço das tropas russas pelo norte de Kiev são inundações intencionais que dificultam a circulação dos tanques de guerra, junto ao rio Dniper, como mostram as imagens do Planet Labs.
No dia 26 de fevereiro, a embaixadora ucraniana nos Estados Unidos anunciou que as tropas russas tinham destruído uma represa num depósito de água nas imediações de Kiev. Não é claro se a água que se vê nas fotografias tiradas por satélite diz respeito a esse incidente ou se foi provocada de forma deliberada pelos ucranianos.
A Planet Labs, responsável pelas fotografias de satélite que mostram as inundações no norte de Kiev, consultou vários especialistas que asseguram que estas inundações foram provocadas pelos ucranianos como forma de se defenderem.
"Quando te estás a defender de um ataque, tratas de utilizar tudo o que tens ao teu alcance. A história mostra que há vários exemplos, desde muros de fortificação, trincheiras, fortalezas e bunkers. Mas também existiram exemplos em que foram utilizados rios, pântanos e linhas de defesa com água", disse ao jornal The Washington Post a analista Marta Kepe.
"A Ucrânia está a montar uma operação defensiva no seu próprio território. Suponho que estão a utilizar o superior conhecimento que tem do terreno em seu benefício. Todas as operações a nível hidráulico exigem um grande conhecimento do terreno", disse outro especialista ao jornal norte-americano.
A inundação deliberada não é uma tática nova. Bem pelo contrário! A guerra hidráulica, como é conhecida, tem sido um recurso constante nos conflitos bélicos e terá sido utilizada pela primeira vez, em moldes diferentes, obviamente, em 1585 pela Holanda contra os espanhóis.
O melhor exemplo deste tipo de tática foi utilizado em 1938, quando o exército chinês abriu uma brecha nos diques num rio para travar o avanço das tropas japonesas. A inundação devastou por completo a área e tornou-se até num dos atos de guerra ambientais maiores de toda a história. Curiosamente, foi também utilizada pela União Soviética na II Guerra Mundial para travar o avanço das forças nazis.