Hamas divulga vídeo com dois reféns israelitas vivos e pressiona para um cessar-fogo
O Hamas divulgou neste sábado um vídeo em que aparecem com vida, pela primeira vez, dois reféns israelitas mantidos em Gaza desde o ataque de 7 de outubro de 2023: Maxim Herkin e Bar Kuperstein. A gravação, com legendas em árabe e inglês, mostra os dois homens feridos e apelando à sociedade israelita para que pressione o governo de Benjamin Netanyahu a aceitar um cessar-fogo.
No vídeo propagandístico do Hamas, divulgado na conta do movimento na rede Telegram, Herkin relata que tinha sido levado à superfície para “ver as estrelas”, mas que, de seguida, o prédio onde estava foi bombardeado pelo Exército israelita. O jovem aparece com o rosto ferido e uma das mãos com ligaduras, refere a agência espanhola EFE.
A mensagem termina com uma advertência: “Apenas um acordo de cessar-fogo os trará de volta com vida. O tempo está esgotar-se.”
O vídeo surge um dia depois de o braço armado do Hamas afirmar que cerca de metade dos reféns israelitas ainda vivos estão atualmente em áreas de Gaza sob ordens de evacuação emitidas por Israel. O grupo diz que não os transferirá para outras zonas, mantendo-os sob “medidas rigorosas de segurança” e advertindo para o “perigo extremo” em que se encontram.
A família de Herkin já reconheceu a voz do jovem. Em comunicado, o Fórum das Famílias de Reféns e Desaparecidos pediu aos meios de comunicação que evitem a divulgação das imagens.
A nova ofensiva israelita, iniciada em meados de março, já provocou mais de 1.300 mortos e deslocou milhares de palestinianos. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que os ataques continuarão até que todos os reféns sejam libertados.
No entanto, muitos familiares dos sequestrados opõem-se à estratégia militar e exigem ao governo que procure um acordo para garantir a libertação dos reféns restantes, alertando que a intensificação dos bombardeamentos coloca suas vidas em risco.