Grande incêndio na antiga bolsa de valores de Copenhaga. "400 anos de património cultural dinamarquês em chamas"
Um enorme incêndio deflagrou esta terça-feira no edifício da antiga bolsa de valores de Copenhaga, conhecido por Børsen, do século XVII. O pináculo do edifício histórico que estava a ser renovado acabou por ser consumido pelas chamas. Não há, até ao momento, registo de feridos.
O pináculo de 54 metros acabou por desabar. O edifício foi encomendado pelo rei Christian IV e construído entre 1619 e 1640.
Situado ao lado do parlamento dinamarquês, o Palácio de Christiansborg, o edifício albergou a bolsa de valores até aos anos 70 e é atualmente a sede da Câmara de Comércio dinamarquesa.
Imagens mostram enormes nuvens de fumo negro a sair do edifício. Em mensagem partilhada na rede social X, a polícia disse que tinha isolado partes do centro da cidade como parte dos esforços de combate ao fogo.
"Estamos a assistir a um espetáculo terrível", declarou a Câmara de Comércio dinamarquesa.
O edifício, um dos mais antigos da capital dinamarquesa, estava a ser alvo de obras de renovação. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.
"Imagens aterradoras de Børsen esta manhã. 400 anos de património cultural dinamarquês em chamas", escreveu o ministro da Cultura dinamarquês.
"É comovente ver a forma como os empregados da Børsen, as boas pessoas dos serviços de emergência e os habitantes de Copenhaga que passam pelo local trabalham em conjunto para salvar tesouros de arte e quadros icónicos do edifício em chamas", escreveu Jakob Engel-Schmidt na rede social.