Funcionário da ocupação russa morre após atentado em Kherson

Vitaly Gura morreu com ferimentos de bala após um ataque na sua residência em Kherson, na Ucrânia.

Um funcionário da administração da ocupação russa na região ucraniana de Kherson morreu como consequência dos ferimentos sofridos num atentado, anunciaram as autoridades locais nomeadas por Moscovo.

"Vitaly Gura, vice-comandante do distrito de Nova Kakhovka, responsável pelos serviços municipais, faleceu vítima dos ferimentos", anunciou no sábado uma autoridade local, Katerina Gubareva, na plataforma Telegram.

Gura ficou gravemente ferido na manhã de sábado após um "atentado" na sua residência, que provocou vários ferimentos, segundo uma fonte da administração que pediu anonimato e foi citada pela agência Tass.

A localidade de Nova Kakhovka, às margens do rio Dniepr e sob o controlo russo, fica 80 quilómetros ao leste da cidade de Kherson.

Foram relatadas várias tentativas de assassinato contra funcionários em regiões ucranianas apreendidas pela Rússia desde o início da operação militar na Ucrânia, em fevereiro.

A Rússia assumiu o controlo de uma grande parte da região de Kherson e parte de Zaporizhzhia nos últimos meses, introduzindo o rublo como moeda e distribuindo passaportes russos no país.

Uma contraofensiva do exército ucraniano conseguiu recuperar partes da região de Kherson, mas ainda não conseguiu vencer as forças russas para chegar à cidade de Kherson.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG