França. Sindicalista perde olho em protesto contra nova lei das pensões
Incidente teve lugar em Paris e deveu-se a uma granada usada pelas forças de segurança. Sindicatos denunciaram também a situação de um manifestante cujo polegar foi arrancado na cidade de Rouen por outra granada.
Um membro do sindicato Sud-Rail, ferido na quinta-feira durante uma manifestação em Paris contra a reforma do sistema de pensões, perdeu um olho após a explosão de uma granada das forças de segurança, informou a organização sindical este sábado. A nova legislação implica a subida da idade da reforma de 62 para 64 anos em 2030.
Relacionados
"Sébastien, sindicalista da Sud-Rail, trabalhador ferroviário numa oficina de materiais há mais de 25 anos e pai de três filhos, perdeu um olho", diz um comunicado também assinado pelo sindicato Solidaires, explicando que foi "devido à explosão de uma granada" que a polícia usa para dispersar a multidão.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"Este tipo de granada é classificada como material de guerra pelo Código de Segurança Interna", afirmam os dois sindicatos, que citam o caso de um manifestante cujo polegar foi arrancado no mesmo dia na cidade de Rouen por outra granada e condenam "firmemente esta violência desproporcional e ilegal".
O sindicato Sud-Rail disse à AFP que "denúncias serão apresentadas", sem dar mais detalhes.