Exército israelita reivindica morte de um dos líderes do Hezbollah
As forças armadas de Israel anunciaram esta manhã a morte de Mohammad Ali Jamoul, considerado um dos líderes do grupo terrorista Hezbollah. De acordo com publicação no X (antigo Twitter), Jamoul foi eliminado pelas Forças de Defesa de Israel, sem mais detalhes sobre como aconteceu a morte o local, mas publicações de jornalistas do Líbano dão conta que Jamoul foi eliminado com um ataque de drone.
De acordo com a IDF, o líder era "comandante da região de Shaqif, responsável pelo conjunto de foguetes do Hezbollah na área de Deir al-Zahrani, no Sul do Líbano". Ainda segundo as forças israelitas, "ao longo da guerra, Jamoul realizou inúmeros ataques com projéteis contra civis israelenses e tropas das FDI, e recentemente esteve envolvido em esforços para restabelecer a infraestrutura terrorista do Hezbollah na região".
Israel considera que "as atividades de Mohammad Ali Jamoul constituíram uma flagrante violação dos acordos entre Israel e o Líbano". A publicação ainda deixa o aviso de que "as FDI continuarão a operar para eliminar qualquer ameaça ao Estado de Israel".
As forças israelitas estão no sul do Líbano desde o fim do abril, por considerar que a zona é um bastião do Hezbollah. Ataques tem sido recorrentes na região, com ordens de Israel aos moradores para evacuarem a zona.
O Hezbollah integra o chamado "eixo de resistência" contra Israel liderado pelo Irão, de que fazem parte outros grupos extremistas da região como o Hamas, a Jihad Islâmica ou os rebeldes houthis do Iémen.
*Com Lusa.