Encontrados os corpos de duas crianças arrastadas pela água em Valência
EPA/BIEL ALINO

Encontrados os corpos de duas crianças arrastadas pela água em Valência

Os irmãos Rubén e Izan, de três e cinco anos, desapareceram na localidade valenciana de Torrent. Foram encontrados pelas equipas de salvamento após 15 dias de buscas.
Publicado a
Atualizado a

Quinze dias depois de terem sido levados pela água, na sequência das chuvas torrenciais que assolaram Valência, os irmãos Rubén e Izan, de três e cinco anos, foram esta quarta-feira encontrados sem vida. 

As equipas de salvamento encontraram os dois corpos a cerca de oito quilómetros do local onde as duas crianças desapareceram, na localidade de Torrent, após a passagem do fenómeno meteorológico DANA em Valência, a 29 de outubro, que causou mais de 200 mortos. 

As duas crianças estavam em casa, a brincar com o pai, quando foram supreendidos pela inundação na habitação, tendo sido arrastadas pela corrente de água. O pai ainda conseguiu agarrar-se a uma árvore, onde ficou várias horas até ser resgatado. 

De acordo com o relato de Antonia María Jiménez, avó das crianças, o pai ainda tentou agarrar nos filhos, mas a força da água era tanta que acabou por levar os dois irmãos.

Os três estavam em casa quando um camião atingiu a habitação, tendo provocado uma inundação repentina. "Tinham mais de dois metros de água. Ele agarrou as crianças o melhor que pôde, mas a forte corrente tirou-lhas das mãos", contou a avó no programa Espejo Publico, da Antena 3. 

Na entrevista, emitida a 5 de novembro, Antonia Jiménez, contou que o filho, o pai das crianças, estava em estado grave no hospital depois de ter estado "cinco horas" agarrado a uma árvore até ser resgatado. A mãe das crianças estava a trabalhar num supermercado quando ficou a saber do desaparecimento dos filhos, tendo tentado chegar a casa, mas sem sucesso, uma vez que as estradas estavam cortadas.    

Os familiares das duas crianças confirmaram que os seus corpos tinham sido encontrados.

"Este pesadelo de quinze dias de loucura acabou. Obrigado a todos os voluntários de toda a Espanha. Estamos sem palavras por toda a ajuda que recebemos nestes dias. Ficaremos gratos para o resto das nossas vidas”, declararam.

Na mensagem partilhada nas redes sociais lê-se que os irmãos "podem descansar em paz, os dois juntos". "Lutámos até ao fim e nunca desistimos até recebermos a notícia. Partiram demasiado cedo e de forma injusta. Nunca vos esqueceremos", acrescentaram os familiares de Rubén e Izan.

Na terça-feira, antes da descoberta destes corpos, as autoridades espanholas anunciaram que número de mortos confirmados nas inundações de 29 de outubro na região de Valência subiu para 215, enquanto o número de desaparecidos diminuiu para 17, menos seis do que na segunda-feira. 

Neste momento não existem corpos pendentes de identificação, noticiou a agência Europa Press.

Valência está de novo sob aviso por possibilidade de chuvas intensas nas próximas horas, com as autoridades a alertarem para o colapso das sarjetas e sistemas de saneamento devido às inundações de 29 de outubro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt