Drone russo abatido perto do palácio presidencial em Kiev durante visita de PM britânico

Drone russo abatido perto do palácio presidencial em Kiev durante visita de PM britânico

O som de tiros antiaéreos era audível no pátio do palácio, enquanto as sirenes de voo alertavam para possíveis ataques de drones.
Publicado a
Atualizado a

Um drone russo foi abatido esta quinta-feira perto do palácio presidencial em Kiev durante a visita do primeiro-ministro ucraniano, Keir Starmer, à Ucrânia.

De acordo com a Sky News, o som de tiros antiaéreos era audível no pátio do palácio, enquanto as sirenes de voo alertavam para possíveis ataques de drones.

Um drone foi abatido, mas testemunhas oculares acreditam que havia pelo menos mais dois a operar, suspeitando-se de que seriam drones de vigilância, uma vez que o que foi abatido não explodiu com o impacto.

O presidente da Ucrânia deu pouca importância ao incidente. “Também lhes diremos olá”, afirmou, em referência aos inimigos russos.

Starmer reiterou o seu apoio à eventual adesão da Ucrânia à NATO, enquanto Zelensky lamentou as barreiras criadas por Estados Unidos, Eslováquia, Alemanha e Hungria acerca dessa possível adesão.

A visita não anunciada de Starmer é a sua primeira viagem à Ucrânia desde que assumiu o cargo em julho. Visitou o país em 2023, quando era líder da oposição, e falou duas vezes com Zelensky em Londres, depois de se ter tornado primeiro-ministro.

Keir Starmer foi recebido na estação ferroviária de Kiev pelo embaixador do Reino Unido na Ucrânia, Martin Harris, e pelo enviado da Ucrânia em Londres, Valerii Zaluzhnyi.

O Reino Unido é um dos maiores fornecedores de ajuda militar e civil à Ucrânia e também forneceu formação no seu território a mais de 50.000 soldados ucranianos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt