Sede do Reagrupamento Nacional alvo de buscas policiais devido a suspeitas de fraude eleitoral
A polícia francesa fez uma rusga esta quarta-feira à sede do partido de extrema-direita francês Reagrupamento Nacional, revelou o líder do partido, Jordan Bardella, num post na rede social X (antigo Twitter). O líder da formação política classificou a ação da polícia como “uma campanha de assédio” das forças policiais.
A ação da polícia francesa teve como motivo alegadas infrações e fraude no financiamento das campanhas eleitorais do partido de Marine Le Pen e já foi confirmada pelo gabinete do procurador de Paris.
"Desde as 8:50 desta manhã, a sede do Reagrupamento Nacional, incluindo os escritórios dos seus líderes, foi submetida a uma rusga conduzida por aproximadamente 20 agentes da polícia ... acompanhados por dois magistrados", escreveu Bardella na rede X.
A procuradoria de Paris adiantou que as buscas estão relacionadas com uma investigação a uma pessoa (que não especificou) que teve início na semana passada, no seguimento de relatórios elaborados por fontes institucionais. As buscas, precisou, realizaram-se na sede do RN, bem como nas sedes de várias empresas e nas casas de executivos dessas mesmas empresas.