Kayne West, rapper norte-americano
Kayne West, rapper norte-americanoFerdy Damman/EPA

Austrália cancela visto a Kanye West por causa da música "Heil Hitler"

"Não é sustentável importar ódio", afirmou o ministro do Interior australiano, referindo-se à música que Kanye West lançou em maio que faz a apologia ao ditador nazi Adolf Hitler.
Publicado a
Atualizado a

O rapper Kanye West viu o seu visto ser cancelado pelas autoridades australianas devido à música intitulada Heil Hitler, que faz apologia ao ditador nazi, Adolf Hitler. A informação foi revelada esta quarta-feira, 2 de julho, pelo governo de Camberra.

O ministro do Interior australiano, Tony Burke, afirmou que, depois de "uma série de comentários ofensivos", nomeadamente antissemitas, feitos por parte de Kanye West, as autoridades "voltaram a analisar" a situação do artista norte-americano "quando lançou a canção Heil Hitler", tendo deixado agora "de ter um visto válido na Austrália”. A música, recorde-se, foi retirada de várias plataformas digitais, como o Spotify e a Soundcloud.

No programa de televisão Afternoon Briefing da ABC, o ministro foi questionado sobre se seria "sustentável" manter a proibição, tendo em conta a possibilidade de concertos do rapper no país. "Acho que o que não é sustentável é importar ódio", respondeu Burke. "Não precisamos disso na Austrália", sublinhou o ministro.

"Já temos problemas suficientes neste país sem importar, deliberadamente, a intolerância”, justificou ainda sobre a decisão de cancelar o visto a Kanye West. Segundo a ABC, o governante não disse, no entanto, se a proibição era permanente, referindo que os pedidos de vistos eram reavaliados de acordo com a lei.

"Não estou a desconsiderar a forma como a lei funciona, mas mesmo para o nível mais baixo de vistos, quando os meus funcionários analisaram, cancelaram-no após o anúncio dessa música", explicou.

O ministro australiano disse que o rapper, também conhecido por Ye Burke viaja para Austrália “há muito tempo”, dando conta que o artista tem família no país. Aliás, Bianca Censori, com quem o norte-americano casou em 2022, é de Melbourne.

O porta-voz do Departamento de Assuntos Internos da Austrália, citado pelo The Guardian, afirmou que os estrangeiros que desejam viajar para a Austrália devem cumprir os requisitos de "caráter" da Lei da Imigração.

"O Governo australiano continuará a agir de forma decisiva para proteger a comunidade do risco de danos causados ​​por indivíduos que optem por se envolver em atividades criminosas ou comportamentos preocupantes, incluindo o cancelamento ou recusa de visto, quando apropriado", declarou.

Kanye West tem estado envolto em polémica, não só por causa do lançamento da música que faz referência ao líder nazi, mas também por comentário antissemitas, partilhados na rede social X, tendo afirmado que "adorava Hitler" e que era nazi.

Kayne West, rapper norte-americano
Apologia de Hitler por Kanye West com milhões de visualizações na rede social X

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt