Ataque aconteceu na região de Sumi.
Ataque aconteceu na região de Sumi.Foto: X

Ataque russo faz nove mortos na Ucrânia, poucas horas após negociações de paz

"Um crime de guerra deliberado e bárbaro", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha.
Publicado a
Atualizado a

Nove pessoas morreram esta manhã em um ataque russo na região de Sumi, no Norte da Ucrânia. Outras quatro pessoas ficaram feridas, de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros. "Um crime de guerra deliberado e bárbaro", definiu o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha.

Segundo as autoridades ucranianas, entre as vítimas estão mulheres idosas. O ministro partilhou no X (antigo Twitter) as fotos de como o miniautocarro ficou após o ataque, realizado com drone.

"Em vez de acabar com a matança já agora, como propõem os EUA, a Europa, a Ucrânia e outros, Putin continua a travar uma guerra contra os civis. Não deve haver ilusões. A pressão sobre Moscou deve ser aumentada para acabar com o terror russo", complementou Andrii Sybiha, em referência às negociações de paz que decorreram nos últimos dias em Istambul.

A Reuters, citando a agência de notícias estatal russa TASS, informou que forças russas atacaram uma área de concentração de equipamento militar ucraniano na região de Sumi com drones.

Os representantes diplomáticos ainda não chegaram a um acordo de cessar-fogo. Foi definida uma troca de mil prisioneiros nos próximos dias. Volodymyr Zelensky reafirmou ontem que o país está disponível para negociar a paz. "A Ucrânia está pronta para tomar as medidas mais rápidas possíveis para trazer a paz real, mas para isso é importante que o mundo mantenha uma posição firme. A nossa posição — se os russos rejeitarem um cessar-fogo total e incondicional e o fim dos assassinatos — é que sejam aplicadas sanções severas. A pressão sobre a Rússia deve ser mantida até que aceite acabar com a guerra", escreveu o presidente da Ucrânia. Também na sexta-feira, o papa Leão XIV propôs o Vaticano como local para as negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia.

Ataque aconteceu na região de Sumi.
Moscovo e Kiev acordam troca de mil prisioneiros nos próximos dias. Rússia ameaçou Ucrânia com "guerra eterna"
Ataque aconteceu na região de Sumi.
Zelensky agradece a António Costa preparação de novas sanções à Rússia

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt