Anaconda de oito metros, grávida, morre atropelada e expele 40 crias
Uma anaconda (Eunectes murinus) de cerca de oito metros, conhecida também como sucuri-verde, foi vítima de um acidente e acabou por expelir as aproximadamente 40 crias na via pública, noticiou esta quinta-feira o Folha de São Paulo. Tudo aconteceu na zona de Porto dos Gaúchos, no Brasil, a 644 km de Cuiabá, a capital do estado de Mato Grosso, no Brasil.
De acordo com o jornal, as imagens impressionantes da consequência do acidente foram captadas pelo engenheiro agrónomo Adriano Próspero, que viajava para Cuiabá e que descreveu a ocorrência num vídeo que posteriormente foi públicado no YouTube pelo seu amigo Ederson Negri Antonioli, através da sua conta ederfisherman, dedicado maioritariamente a conteúdos relacionados com pesca.
O número aproximada de crias expelidas pela anaconda foi avançado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O folha de São Paulo ouviu a zoóloga Daniella França, que confirmou que acidentes desta natureza são frequentes, tal como é frequente a dimensão do animal, sublinhando que nesta espécie as fêmeas são maiores do que os machos.
Daniella França sugeriu também que o animal poderia estar a procurar um curso de água para dar à luz quando sofreu o atropelamento.