O líder do Conselho de Segurança e ex-ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu
O líder do Conselho de Segurança e ex-ministro da Defesa da Rússia, Sergei ShoiguEPA/GAVRIIL GRIGOROV / SPUTNIK / KREMLIN POOL MANDATORY CREDIT

Alto responsável russo diz que Rússia tem o direito de usar armas nucleares se for atacada pelo Ocidente

"O nosso país considera legítimo tomar medidas simétricas e assimétricas necessárias para suprimir tais ações e evitar a sua recorrência", disse Sergei Shoigu.
Publicado a
Atualizado a

O principal responsável de segurança da Rússia, Sergei Shoigu, afirmou que o país tem o direito de utilizar armas nucleares caso enfrente agressões por parte de países ocidentais.

Estas declarações, feitas numa entrevista à agência de notícias estatal TASS nesta quinta-feira, surgem depois de os principais rostos da Casa Branca, o presidente Donald Trump e o vice-presidente JD Vance, terem avisado que Washington pode desistir de tentar negociar um acordo de paz na Ucrânia se não houver progressos em breve.

Shoigu, que foi ministro da Defesa russo durante mais de uma década até assumir a liderança do Conselho de Segurança, citou alterações à doutrina nuclear de Moscovo aprovadas pelo presidente Vladimir Putin em novembro do ano passado.

De acordo com os novos termos, a Rússia poderia considerar um ataque nuclear em resposta a um ataque convencional ao país ou à sua aliada Bielorrússia que "criasse uma ameaça crítica à sua soberania e (ou) à sua integridade territorial".

"No caso de os Estados estrangeiros cometerem ações hostis que representem uma ameaça à soberania e à integridade territorial da Federação Russa, o nosso país considera legítimo tomar medidas simétricas e assimétricas necessárias para suprimir tais ações e evitar a sua recorrência", disse Shoigu.

O líder do Conselho de Segurança e ex-ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu
Zelensky: Rússia usou míssil balístico norte-coreano no ataque a Kiev

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt