A Grande Sucessora? Quem é Kim Ju-ae da Coreia do Norte
KCNA VIA KNS / AFP

A Grande Sucessora? Quem é Kim Ju-ae da Coreia do Norte

Ela supervisiona exercícios militares com o pai, um marechal ajoelhou-se diante dela, os media estatais usam títulos honoríficos de líder para descrevê-la. Tem surgido uma nova série de sinais que indicam que a filha adolescente de Kim Jong-un, Ju-ae, pode ser a próxima governante da Coreia do Norte.
Publicado a
Atualizado a

Quem é ela?
Apresentada ao mundo pela primeira vez em 2022, quando acompanhou o pai no lançamento de um míssil balístico intercontinental, os analistas há muito dizem que Kim Ju-ae é o equivalente a uma “princesa” norte-coreana.

Os media estatais de Pyongyang nunca a identificaram pelo nome, mas a inteligência sul-coreana diz que ela é Ju-ae, filha de Kim Jong-un e da sua mulher, a ex-cantora e primeira-dama Ri Sol-ju, com quem acreditam ter-se casado em 2009.

Ela já foi considerada a segunda filha de Kim, mas no ano passado Seul disse que era “incapaz de confirmar com certeza” que um filho mais velho realmente exista.

Não está claro exatamente quantos anos a jovem tem. A antiga estrela da NBA Dennis Rodman visitou a Coreia Norte em 2013 e afirmou que conheceu uma filha de Kim, chamada Ju-ae.

Quem é a sua mãe?
A mulher de Kim, a ex-cantora Ri Sol-ju, apareceu pela primeira vez nos media estatais em 2012 e é considerada uma das mulheres de maior destaque nesta nação isolada e profundamente patriarcal.

Ri Sol-ju acompanhou o marido em inúmeras “viagens de orientação de campo” e em cimeiras de alto nível com líderes estrangeiros, muitas vezes vestindo marcas de luxo e uma vez usando uma carteira Christian Dior.

A sua presença pública e o título oficial de primeira-dama, que Kim Jong-un lhe deu em 2018, foi uma inovação em relação ao praticado até então na Coreia do Norte, onde as mulheres dos dois líderes anteriores - o pai e o avô de Kim - raramente faziam aparições públicas, com os detalhes sobre as suas vidas em grande parte mantidos em segredo.

Nos últimos anos, Ri Sol-ju ainda tem sido vista a acompanhar o marido e a filha, embora Kim tenha optado recentemente por trazer Ju-ae, em vez da mulher, como parceira em eventos importantes.

Como é tratada?
Adultos norte-coreanos foram mostrados a curvar-se profundamente diante dela nos media estatais. Num desfile militar que marcou o 75.º aniversário da fundação do país, o marechal Pak Jong- chon, um dos oficiais militares mais poderosos do Norte, foi ajoelhar-se junto a Ju-ae. Isto sugere que ela está “quase definitivamente” a ser preparada como a próxima líder do país com armas nucleares, referiu à AFP Ahn Chan-il, um desertor que se tornou investigador e dirige o Instituto Mundial de Estudos da Coreia do Norte. “Pak representa os militares norte-coreanos e basicamente prometeu publicamente sua lealdade a Ju-ae”, explicou o investigador.

Qual é o estilo dela?
Kim Jong-un é conhecido pelo seu amor por casacos de couro e é frequentemente fotografado envergando um em compromissos oficiais, e Ju-ae seguiu o seu exemplo. Em novembro, os dois foram fotografados com casacos de couro semelhantes, ambos também de óculos escuros.

O próprio Kim Jong-un adotou o penteado, a indumentária, os maneirismos, o estilo de falar em público e até a caligrafia do seu avô Kim Il-sung, o fundador da Coreia do Norte.

Analistas dizem que esta é uma forma de enfatizar a chamada linhagem Paektu - um termo do Norte da península coreana para a família governante dos Kim, que lidera o país, hoje uma potência nuclear, desde a sua fundação.

Nenhuma mulher governou o país até agora, mas o facto de Ju-ae “pertencer à linhagem sagrada Paektu do clã Kim e a vontade do atual líder, se ele quiser torná-la sua sucessora, superará o seu género”, adianta Vladimir Tikhonov, professor de Estudos Coreanos na Universidade de Oslo, à AFP.

Uma vida dura?
Ju-ae, que foi vista envergando o que parecia ser um casaco Dior, sem dúvida que desfruta de uma vida de luxo, mas “ela está a ser usada para fins ideológicos e políticos de adultos e tem que fazer coisas públicas para as quais é muito jovem”, refere Tikhonov.

Vídeos divulgados pelos media estatais mostraram uma jovem que às vezes pode parecer cansada ou inquieta em eventos oficiais.

“No final de contas, ainda é uma criança”, afirma à AFP Soo Kim, ex-analista da CIA e principal consultor técnico da LMI Consulting. “O papel altamente público e altamente encenado não é algo para o qual a maioria das crianças da idade dela estaria naturalmente preparada”, acrescenta.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt