Fed inicia reunião de dois dias e não deverá subir taxas de juro

A Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos inicia hoje uma reunião de dois dias e não se espera que anuncie uma nova subida das taxas de juro.
Publicado a
Atualizado a

A Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos inicia hoje uma reunião de dois dias e não se espera que anuncie uma nova subida das taxas de juro, depois de o ter feito em dezembro.

A maioria dos analistas prevê que o banco central norte-americano (Fed) mantenha as taxas de juro entre 0,25% e 0,50%, mas a decisão só será conhecida na quarta-feira ao final da tarde, estando prevista uma conferência de imprensa da presidente da Fed, Janet Yellen, e a divulgação de novas previsões económicas.

Na reunião anterior, em finais de janeiro, os membros do comité de política monetária da Fed indicaram que é preciso tempo para avaliar o impacto na economia norte-americana do abrandamento mundial e da turbulência nos mercados financeiros, num contexto de crescimento lento no final do ano e de inflação baixa.

Mas, desde então foram divulgados dois relatórios sobre o emprego que mostraram que as empresas norte-americanas continuaram a contratar, ficando a taxa de desemprego em 4,9%, o nível mais baixo em oito anos.

Em fevereiro, a economia norte-americana criou 242 mil empregos, mais 50 mil do que o antecipado pelos analistas e em janeiro, a inflação anual ficou em 1,3%, um máximo em 15 meses, quando o objetivo do banco central é ter uma inflação próxima de 2%.

No mês passado, numa audição no Congresso, Yellen prometeu "um aumento gradual das taxas" em 2016.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt