Sociedade
23 março 2023 às 00h07

Projeto do Seixal apontado como modelo no combate à insegurança na Europa

Projeto Amor'à Arte é referido em manual publicado no âmbito da Agenda Europeia contra o Terrorismo como um bom exemplo de como a arte urbana pode reduzir a insegurança e melhorar a imagem do espaço público.

O projeto municipal Amor"à Arte foi incluído no manual Security by Design: Protection of Public Spaces from Terrorists Attacks, desenvolvido pelo Joint Research Center no âmbito da Agenda Europeia contra o Terrorismo. É apontado como "uma boa-prática e um exemplo nacional a incluir na edição europeia, por demonstrar como a arte urbana participada e inclusiva pode reduzir a insegurança e melhorar a imagem do espaço público".

Uma distinção que orgulhou a Câmara Municipal do Seixal. "Ficámos francamente satisfeitos pelo reconhecimento internacional e, sobretudo, por percebermos que estamos no caminho certo no que se refere à participação da comunidade local na qualificação e preservação do espaço público", afirma Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, ao DN.

O manual do Joint Research Center, uma entidade de cariz europeu semelhante ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil, contou com a participação de diversos peritos, entre os quais a Ana Verónica Neves, investigadora social especializada em Prevenção da Criminalidade através do Espaço Construído. "Envolver os cidadãos e as comunidades na proteção dos espaços que reivindicam como seus e aprofundar o seu sentimento de pertença resulta numa proteção mais sustentável e eficaz. É uma situação em que todos ganham. Como nem todos estão conectados e engajados, o trabalho social é fundamental para preparar a comunidade para isso", diz Ana Verónica Neves, apontando o Amor"à Arte como um exemplo a seguir destas boas-práticas.

Esta iniciativa começou a ser desenvolvida em 2021, tendo as primeiras ações sido realizadas a partir de junho desse ano. Trata-se de um projeto de intervenção artística e social no espaço público desenvolvido pela Câmara do Seixal em conjunto com vários grupos da comunidade local e que tem por objetivo envolver a população na qualificação da área envolvente à sua área de residência, lazer ou trabalho, criando uma identificação com o espaço público e contribuindo para a sua preservação e valorização.

"O investimento da autarquia neste projeto é sobretudo técnico - identificação de potenciais locais do espaço público passíveis de intervenção, bem como dos respetivos grupos da comunidade locais que podem colaborar, conceção do tipo de intervenção artística a realizar em colaboração com os grupos da comunidade, bem como realização das atividades", explica Paulo Silva, acrescentando que "em termos financeiros, o investimento é residual, já que se resume às matérias primas utilizadas, como tintas, fios, lãs, entre outros".

Este projeto envolveu cerca de 100 pessoas de várias idades, ambos os sexos e várias condições sociais, num total de quatro intervenções, que se estendem por vários dias, sempre na zona ribeirinha de Amora.

A primeira intervenção realizou-se em junho de 2021 com elementos do Grupo Novas Trajetórias Experimentais e da Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas, que levaram a cabo pinturas murais em bancos públicos inspiradas nos motivos vegetais das embarcações tradicionais do Estuário do Tejo.

Já em julho o Clube de Canoagem de Amora pintou as várias fases lunares nas esferas que ladeiam a estrada principal, sendo que ainda neste mês a Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Amora criou poesia visual para a pintura de bancos públicos, tendo por inspiração os nomes e temas das embarcações do Estuário do Tejo. Este último grupo, já em outubro do ano passado, voltou a participar numa intervenção usando o croché para decorar os caramanchões e luminárias da zona ribeirinha.

"A adesão dos grupos das várias associações da comunidade local a quem temos apresentado o projeto tem sido muito positiva, manifestando inteira disponibilidade, empenho e orgulho nas atividades desenvolvidas. As pessoas que participaram nas várias ações passaram a ter uma maior ligação ao espaço público envolvente, assumindo uma postura de proteção desses locais e agindo como sensibilizadores de preservação para os restantes utentes dos espaços. Todas elas manifestaram muita satisfação e orgulho no trabalho desenvolvido", sublinha o presidente da Câmara Municipal do Seixal.

Durante o ano de 2023, o Amor'à Arte vai ser alargado a outros locais do Concelho do Seixal, sendo que, de acordo com Paulo Silva, "as intervenções a realizar estão dependentes dos locais e serão definidas com os grupos a envolver".

ana.meireles@dn.pt